ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

25 junho 2015

Bahia tem decretos de comunidades quilombolas assinados, Filadélfia e Tijuaçú estão na lista.

Foto da comunidade Tijuaçu, em Senhor do Bonfim. Autoria: Patricia Navarro.
Com dois decretos de interesse social assinados pela presidenta da República, Dilma Rousseff, na segunda-feira (22), durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, a Bahia avança na regularização fundiária de territórios quilombolas.
A Superintendência Regional do Incra na Bahia já conseguiu que um total de 12 decretos de regularização fundiária de territórios quilombolas fossem assinados. Esses dois foram os primeiros este ano e beneficia 901 famílias, que vivem em 10,2 mil hectares de terras nas comunidades quilombolas de Tijuaçu e Velame, nos territórios de identidade Piemonte Norte do Itapicuru e Vitória da Conquista, respectivamente.
Segundo O Chefe da Divisão de Ordenamento e Estrutura Fundiária, Aroldo Andrade, a partir desta assinatura a Superintendência Regional poderá iniciar a obtenção de terras nessas áreas. “Com a posse delas, o Instituto titula-as comunitariamente em favor das famílias,” declara Andrade.
Comunidades
As portarias de reconhecimento dos Territórios Quilombolas de Tijuaçu e Velame ocorreram em 2014. As terras do Tijuaçu abrangem partes dos municípios de Senhor do Bonfim, Filadélfia e Antonio Gonçalves. É a comunidade com maior número de famílias beneficiadas pelo Programa Brasil Quilombola, na Bahia.
Já o Território de Velame que teve Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) publicado em 2010, fica no município de Vitória da Conquista - distante 518 quilômetros da capital baiana.
Relatórios
 O Incra/BA já soma 24 RTIDs publicados e mais 33 outros relatórios em elaboração. O RTID é a fase mais complexa para a titulação de um território quilombola. O conjunto de documentos engloba o relatório antropológico das comunidades, documentação que aborda a história da comunidade, considera a ancestralidade, a tradição e a organização socioeconômica dos remanescentes de quilombos. Ele ainda identifica e delimita o território.


Ascom Incra

Polícia Técnica recebe 21 novos rabecões; Unidade de Senhor do Bonfim também será beneficiada.

O  Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) recebeu, na manhã desta terça-feira (27), 21 viaturas que serão utilizadas na remoção d...