ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Ponto Novo: Investimentos de 14 milhões poderá ser aplicados no município


 
O Governo da Bahia deverá ampliar a capacidade de armazenamento de água da Barragem de Ponto Novo, no Rio Itapicuru-Açu, localizado no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru. O subprojeto Ponto Novo, que está em fase de estruturação, será executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com as secretarias de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e da Agricultura (Seagri). 

A previsão é que sejam aplicados R$14 milhões na ampliação da barragem, fortalecimento da fruticultura irrigada e de outras atividades, como a piscicultura e a produção de sementes. O objetivo é que essas ações promovam a inclusão produtiva e garanta às 260 famílias reassentadas, do Distrito de Ponto Novo, o acesso ampliado à água para consumo e produção. Para isso, deverá ser instalado o sistema fusegate, tecnologia francesa que impede a sangria de água da barragem, aumentando a capacidade de armazenamento.

De acordo com diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, que participou de reunião com a comunidade na terça-feira (17), o subprojeto Ponto Novo irá integrar as ações do Pró-Semiárido, projeto financiado com recursos do Governo da Bahia e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). Para viabilizar a execução, uma comissão do Fida visitará o local no período de 19 a 30 de setembro.

Imagem  Cerb

Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)