ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

29 maio 2013

Bahia: Estado apoia festa de São João em 77 municípios 8806488109_b13274ae0f_c (1)
Um convênio para a realização das festa junina em 77 cidades baianas foi assinado, nesta sexta-feira (24), pelo governador Jaques Wagner, pelo secretário do Turismo, Domingos Leonelli, e por prefeitos dos municípios. A solenidade foi realizada no Salão de Atos Baiana do Acarajé, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia.
O governador destacou a importância da festa para os baianos. “Este é um evento tradicional. Tem sido cada vez mais reconhecido no país, desde os sanfoneiros, os artistas, cantadores, todos que fazem parte de nossa cultura. Vamos contribuir com R$ 3,75 milhões para a festa. Ano que vem queremos ampliar este investimento”.
Wagner também comentou sobre os efeitos da seca e o reflexo da estiagem nas festas juninas do interior. “Sabemos das dificuldades de algumas cidades que estão sofrendo com a seca, por isso estamos trabalhando para minimizar os problemas, oferecendo o Bolsa Estiagem, Garantia Safra, construção de adutoras, entrega de equipamentos e muitas outras ações”.
Economia
Cerca de 500 mil pessoas deixam a capital para aproveitar os festejos juninos no interior do estado. O fato contribui para a economia das regiões. Somente o turismo interno injeta R$ 150 milhões na economia da Bahia durante o São João.
Para a presidente da União dos Municípios da Bahia e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, esta é uma oportunidade de faturamento para alguns segmentos da sociedade.
“Sejam comerciantes, padeiros, taxistas e donos de pousadas, muitos deles esperam movimento intenso como este para faturar um dinheiro extra. Inclusive, com o lucro, muitos deles se mantêm por até alguns meses. Então é bom para preservar a tradição e gerar renda”, afirma Quitéria.
De acordo com Domingos Leonelli, o Estado vai investir este ano em 15 cidades a mais que no ano passado. “Ampliamos este ano, mais municípios estavam adimplentes, com regularidade fiscal, e por isso puderam receber o apoio. Com isso o governo faz um investimento para garantir a tradição e garantir principalmente a atividade econômica nas cidades”.
Documentação
Entre as cidades contempladas estão Mucugê, Rio de Contas, Jequié, Amargosa e Cardeal da Silva. Os municípios apresentaram a documentação completa e foram classificados em cinco categorias: população, tradição da festa, estrutura e capacidade de atração de fluxo turístico, dimensão do evento e presença de manifestações culturais tradicionais do período junino.
A cidade de Uibaí também se enquadrou nas exigências. “A festa na nossa cidade é realmente muito tradicional, mantida até hoje, inclusive com o forró pé de serra. Acredito que este tenha sido o principal fator para termos conseguido o patrocínio e, dificilmente, com o momento que vivemos de estiagem, teríamos conseguido manter a festa sem esta ajuda”, declarou o prefeito da cidade, Pedro Rocha.

Bahia!

Vereador Zé da Boate é empossado prefeito de Ponto Novo

Na manhã de sexta-feira, dia 5 de abril de 2024, a Câmara de Vereadores de Ponto Novo realizou sua primeira sessão extraordinária do ano, ma...