ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

10 julho 2014

Vando homenageia município de Iraquara

                  

O município de Iraquara completou 52 anos de emancipação política, neste 5 de julho, e o deputado Vando (PSC) prestou uma homenagem ao iraquarenses, com uma moção de congratulações na Assembleia Legislativa da Bahia.
 Iraquara, também conhecida como “Cidade das Grutas” situa-se na Chapada Diamantina, e limita-se com os municípios de Palmeiras, Seabra, Lençóis, Souto Soares, Mulungu do Morro, Barro Alto e Wagner possuindo uma população estimada de 22.800 habitantes.
“Vale exaltar nesta Moção a figura de Abdias D'Oliveira Dourado,vulgo Douzinho, entusiasta do progresso da localidade, que  não mediu esforços para a emancipação do município de Iraquara. Douzinho, como era carinhosamente chamado pelos amigos, chegou a vender gado, e buscar junto aos fazendeiros e comerciantes apoio financeiro, para fazer frente as despesas da documentação necessária ao processo de emancipação”, ressaltou o deputado.
Palavra de origem indígena, Iraquara significa Buraco do Mel, e a cidade é uma das mais conhecidas no cenário nacional e uma das mais importantes da Chapada Diamantina. As características principais são as quantidades de grutas, cachoeiras e cavernas, sendo grande parte delas abertas ao público como a Pratinha, Lapa Doce, Torrinha, Gruta Azul e Gruta da Fumaça. Por ter uma das paisagens mais bonitas do Brasil, já serviu de cenário para diversas novelas, filmes e documentários.
O município de Iraquara é banhado por vários rios e riachos, sendo o rio Pratinha o mais importante. Temos ainda os riachos de Sonhém, Água de Rega, Caiçara, Mel, Lobato, São José e Duas Barras, além de lagoas como a Lagoa de Piroca e a Lagoa de Ingazeira. “Dê-se ciência da presente Moção de Congratulações ao Prefeito Landualdo Barros Freitas Junior, a todos os senhores Vereadores da Câmara Municipal e ao ex-prefeito Edmário Guilherme”.


Fonte: Ascom deputado Vando

Deputado Vando parabeniza município de Souto Soares

 

O deputado estadual Vando (PSC) parabenizou o município de Souto Soares pela passagem dos 52 anos de emancipação política. O parlamentar apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma moção de congratulações à cidade, localizada na Chapada Diamantina.
 “O município de Souto Soares destaca-se no cenário econômico do Estado pela produção de feijão, milho, mamona, mandioca, rapadura e cana para a produção de cachaça artesanal. Dê-se ciência da presente Moção de congratulações ao Prefeito Cassio Cleber Evangelista de Araujo e a todos os senhores Vereadores da Câmara Municipal”, disse o deputado.
Souto Soares possui 16.000 habitantes e limita-se com os municípios de Seabra, Iraquara, Mulungu do Morro, Barro Alto e Barra do Mendes. Conta a história que no início do século XX, na Chapada Diamantina, coração da Bahia, havia alguns povoados e vilas com pouca ligação entre si. Numa extremidade existia a Vila do Morro do Chapéu e o seu Distrito Caraíbas, atual Cidade de Irecê. Na outra extremidade ficavam a vila de Lençóis, Arraial das Palmeiras e a Vila Campestre, atuais municípios de Lençóis, Palmeiras e Seabra. O coronel Horácio de Matos chefiava toda região e não tardou para que seu irmão, Francisco de Matos, ali fosse se estabelecer e construir as primeiras casas juntamente com João Crispino Pires.
Logo o arraial se desenvolve e recebe o nome de Ouricuri, por causa da grande quantidade do coqueiro na região. O Sr. Rosalvo Pinto, oficial do Registro Civil e vereador pelo  povoado de Ouricuri, foi um dos lutadores para que o mesmo se emancipasse, tendo seus esforços recompensados em 5 de julho de 1962, quando a Lei Estadual nº 1.700, desmembrou Ouricuri de Seabra, criando o município de Souto Soares, nome este em homenagem ao médico de toda região, Dr. João Souto Soares .

 Fonte: Ascom deputado Vando

Vereador Zé da Boate é empossado prefeito de Ponto Novo

Na manhã de sexta-feira, dia 5 de abril de 2024, a Câmara de Vereadores de Ponto Novo realizou sua primeira sessão extraordinária do ano, ma...