ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

08 dezembro 2014

Itiúba: Povoado de Jacuricy da Leste resgata História do Meteorito de Bendegó

Neste final de semana Itiúba recebeu um grupo de estudantes e mestres em Astrofísica, que veio estudar melhor e conhecer a história de um dos maiores meteoritos encontrados em solo brasileiro, o Meteorito do Bendegó.

Durante a visita foram proferidas palestras em escolas, realizada uma exposição de material referente à história do Bendegó, também foi colocado à disposição da população um observatório (Telescópio), onde as pessoas tiveram a oportunidade de observar o nosso universo.

No domingo foi à vez do grupo visitar o povoado de Jacuricy da leste, onde se encontra um monumento erguido as margens da linha férrea, onde data o embarque do meteorito pela família real a Salvador. Ainda em Jacuricy, houve uma palestra com os moradores da comunidade, na qual foram mostradas várias fotos do transporte do meteorito encontrado na região de Monte Santo e transportado até aquela comunidade a mais de cem anos.

O grupo aproveitou a oportunidade para dar um abraço simbólico no monumento e pedir ao prefeito Banga investimento no sentido de preservar aquele local que faz parte da nossa história. Banga disse que: “É motivo de alegria estar conhecendo melhor a história do Bendegó.” E afirmou que vai fazer de tudo para preservar o local.

Na oportunidade um dos historiadores apresentou ao Prefeito um meteorito de pequeno porte, pesando cerca de quinze quilos e que foi encontrado em terras argentinas. A equipe é composta por Wilton Pinto de Carvalho, Ivanara Pereira, Claudio Rosato e aqui em Itiúba foram acompanhados pelo professor Josenildo Porto.

                               
Por  Juju Mangabeira

Vereador Zé da Boate é empossado prefeito de Ponto Novo

Na manhã de sexta-feira, dia 5 de abril de 2024, a Câmara de Vereadores de Ponto Novo realizou sua primeira sessão extraordinária do ano, ma...