ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

26 julho 2014

MORRE SEGURANÇA ESPANCADO EM ATAQUE A CARRO-FORTE NA BA-052

                                
Um dos seguranças que foram espancados durante um assalto a um carro-forte, na BA-052, que recolhia dinheiro da região de América Dourada, na Chapada Diamantina, não resistiu aos ferimentos e morreu na noite da última quinta-feira (24).


De acordo com a delegacia do município, Ivan Lúcio da Silva estava internado no Hospital São Rafael, em Salvador, desde o dia 18 de julho, quando aconteceu o caso. O segurança e lutador de jiu-jitsu do Esporte Clube Bahia, William Ramos,  que também foi espancado pelos bandidos, continua internado em estado grave.  

As vítimas passavam pela rodovia quando cerca de 15 homens armados conseguiram capotar e explodir o carro-forte. Após o acidente, os suspeitos utilizaram dinamite e explodiram o cofre do veículo. O motorista sofreu queimaduras de terceiro grau na explosão. Ivan e William foram retirados do veículo e espancados.

Segundo a polícia, a quadrilha estava fortemente armada e usou armas de forte calibre. Os bandidos  conseguiram fugir e levaram todo  o dinheiro transportado pelo carro-forte, porém a quantia roubada ainda é desconhecida. A delegacia de Irecê investiga o caso.


Fonte: Correio

Incra reconhece Território Quilombola de Tijuaçu, o que beneficia 828 famílias na Bahia

O Tijuaçu abrange os municípios de Senhor do Bonfim, Filadélfia e Antonio Gonçalves.

O Território Quilombola de Tijuaçu, na Bahia, tem portaria de reconhecimento do Incra publicada, nesta sexta-feira (25), no Diário Oficial da União (DOU). A publicação significa o reconhecido pelo Instituto de que a área de 8,4 mil hectares, onde vivem 828 famílias, é um território quilombola.

O Tijuaçu abrange os municípios de Senhor do Bonfim, Filadélfia e Antonio Gonçalves, situados a 450 quilômetros de Salvador. Trata-se da área com maior número de famílias beneficiadas pelo Programa Brasil Quilombolas no estado.
A portaria de reconhecimento consolida o Território Quilombola de Tijuaçu como remanescente de quilombo e dá legitimidade ao conteúdo do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), publicado em 2010. É 12ª portaria publicada que favorece territórios quilombolas baianos.
Com o reconhecimento, o Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas do Incra/BA inicia a elaboração do kit decreto, que reúne as documentações necessárias, para que a área de Tijuaçu possa ser decretada como de interesse social pela Presidência da República.
Com o decreto presidencial, o Instituto poderá iniciar o processo de arrecadação das terras públicas e obtenção de imóveis rurais e posses inseridos no perímetro. São 39 propriedades particulares e 37 posseiros.
História – O RTID do Tijuaçu conta que o povoamento do local começou com a chegada de Maria Rodrigues, mais conhecida como “Mariinha”, de origem Nagô que teria fugido de uma senzala em Salvador. Mariinha inicialmente se estabeleceu na região conhecida como Alto Bonito onde tinha uma visão estratégica da área. Mais tarde, ela teria casado com um homem de origem do Congo e deram início ao quilombo.
A oralidade e as tradições, como o samba de lata, são pontos fortes das comunidades que compõem o Território de Tijuaçu. Muitas histórias e costumes foram passados entre gerações. O samba da comunidade surgiu enquanto as mulheres caminhavam longos trechos em busca de água.
De acordo com relatório, é fácil identificar os moradores do Território de Tijuaçu. “Eles costumam ter um modo de vestir diferenciado com cabelos trançados. Utilizam torços, têm práticas lúdicas semelhantes e a religiosidade está ligada ao culto a São Benedito”, explica o documento.
Fonte: ASCOM INCRA

24 julho 2014

IGAPORÃ: HOMEM É SUSPEITO DE MATAR NAMORADA E ESCONDER CORPO

                                 
Um homem é suspeito de matar a namorada e esconder o corpo da vítima na cidade de Igaporã, a cerca de 700 quilômetros de Salvador.
O crime aconteceu dentro da residência do casal, no último domingo (20). O corpo de Valdivina Vieira Guedes, 58 anos, foi encontrado com marcas de tiros e lesões.
Segundo informações da delegacia de Guanambi, município onde aconteceu o crime, Marcelo Pereira Barbosa, 42 anos, namorava a vítima a cerca de três anos. Ele matou a mulher dentro de casa e levou o corpo até um matagal na cidade de Igaporã, que fica a 50 quilômetros de Guanambi, aproximadamente.
Moradores de Igaporã perceberam o corpo de Valdivina sendo deixado no local e denunciaram o caso. Familiares da vítima informaram que o carro que foi visto pelos moradores pelo autor do crime - modelo Gol de cor vermelha - pertencia a mulher, o que fez a polícia suspeitar de Marcelo.
O corpo da vítima foi encontrado pela polícia ainda no domingo, por volta de 16h. Ainda de acordo com a delegacia de Guanambi, a Polícia Civil foi ao imóvel onde morava o casal e encontrou marcas de sangue.
Acompanhado do advogado, Marcelo se apresentou à polícia na tarde desta quarta-feira (23). Ele prestou depoimento ao Delegado titular de Itapetinga, Roberto Júnior, e foi liberado em seguida.
Segundo a delegacia, Valdivina tinha três filhos de outros relacionamentos e um deles morava com o casal. Marcelo era empregado de uma empreiteira que trabalha nas obras da ferrovia Oeste-Leste.

Fonte: Correio

QUEIMADAS: FALSO DENTISTA É PRESO APÓS 30 ANOS DE ATUAÇÃO ILEGAL


                                 
Um falso dentista, de 54 anos, foi detido nesta quinta-feira (24) em Queimadas, a 300 quilômetros de Salvador, por atuar ilegalmente na área de odontologia. A prisão de Mauro Gomes de Santana ocorreu após denúncia do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA).
Para surpresas de todos, o acusado atuava como profissional há 30 anos.
Segundo o coordenador de fiscalizações do Conselho, Ramsés Ventura, o próprio suspeito admitiu o crime. "A equipe de fiscalização da região e uma guarnição da polícia militar foram até o consultório dele e constataram que o acusado não possuía registro profissional. Ele disse que começou a atuar como dentista porque faltavam profissionais na região", afirmou.
O suspeito foi autuação em flagrante por exercer ilegalmente a "arte dentária". O crime está previsto no Artigo 282 do Código Penal e, se for condenado, o suspeito pode pegar até dois anos de prisão.
Só essa semana, quatro falsos dentistas foram presos no estado da Bahia. Na segunda-feira (21), a polícia prendeu dois homens que se passavam por dentistas em consultórios no município de Senhor do Bonfim, a 385 km de Salvador. Na terça-feira (22), em Jaguarari a Polícia Militar prendeu o protético Adalberto Ferreira do Nascimento, 49 anos, por crime de falsidade ideológica.
O presidente do Conselho de Odontologia do Estado, Francisco Simões, afirma que essa situação preocupa as entidades odontológicas, pelo risco que oferece a população. Ainda segundo Francisco, o CROBA tem intensificado as fiscalizações para que falsos dentistas não consigam se manter no exercício ilegal da função. "O Conselho tem buscado desenvolver ações de conscientização da população, dos riscos que procedimentos realizados com falsos profissionais oferecem", argumentou.

Fonte: Bocão News

RUI COSTA INSINUA FRAUDE EM PESQUISA IBOPE/TV BAHIA: 'NÃO ESPERAVA OUTRO RESULTADO'

Rui Costa insinua fraude em pesquisa Ibope/TV Bahia: ‘Não esperava outro resultado’
O candidato ao governo pelo PT, Rui Costa, insinuou que a pesquisa do Ibope/TV Bahia, divulgada nesta quarta-feira (23), pode ter sido fraudada.

Ele disse não acreditar nos números apresentados, que mostram seu principal opositor, Paulo Souto (DEM), com 42% das intenções de voto, seguido por Lídice da Mata, com 11%. Segundo o instituto, apenas 8% dos entrevistados disseram pretender votar no petista.



"Não esperava outro resultado. Na Bahia, o mesmo instituto foi desautorizado pelo povo nas últimas eleições, em 2006 e 2010. Pelo visto, está caminhado para uma nova desmoralização", disse, em nota. Segundo ele, as visitas que fez a cidades do interior mostrariam que “o sentimento do povo é completamente diferente do resultado”.



 
Bahia Noticias     Vi a Portal Itiúba.Net

POLICIA MILITAR E GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) DETÉM VAGABUNDOS PERIGOSOS COM ARMA E DROGAS

Nesta quinta-feira, 24 de julho de 2014, uma viatura da Grupamento de Operações Especiais – GOE da Guarda Municipal de Salvador/BA ao sair da sede da instituição na Avenida San Martins, nas imediações do supermercado G Barbosa, por volta das 12hs30min observou que uma guarnição da Polícia Militar parou e desembarcou em posição de incursão, na qual também a guarnição da Guarda Municipal acompanhou o fato e desembarcou em apoio e como os guardas municipais estavam mais próximos da situação os policiais militares solicitaram aos GM´s que abordassem um veículo Celta de cor verde com dois indivíduos.

Ao abordar com uma ação conjunta da Guarda Municipal e Polícia Militar foi verificado que um dos indivíduos possuía mandado de prisão em aberto e o outro era um dos envolvidos no assalto a loja boticário no bairro da Pituba. A guarnição da PM já estava com dois homicidas e traficantes, matador de policiais, vulgo “porquinho”, que estava de posse de uma pistola e uma considerável quantidade de drogas e dinheiro. Mais um grande trabalho feito com integração das forças de segurança pública que atuam na cidade de Salvador.



Com informações e fotos recebidas via whats app

Fonte: FEBAGUAM

Auditoria comprova irregularidades na contratação de OSCIP pela prefeitura de Andorinha

                          Auditoria em Andorinha comprova irregularidade
Durante análise das contas da Prefeitura de Andorinha, na gestão de Agileu Lima da Silva, o Tribunal de Contas dos Municípios promoveu auditoria para apurar a regularidade do expressivo valor de R$5.950.186,33 repassados a título de subvenção social à OSCIP denominada CECOSAP – Centro Comunitário Alto Paraíso, no exercício de 2011.

O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, rejeitou as contas, determinou a representação ao Ministério Público contra o gestor, aplicou multa máxima de R$ 40.263,00 e exigiu a restituição aos cofres municipais de R 2.830.120,94, com recursos pessoais, relativos à não comprovação da aplicação de 47,56% dos recursos repassados à OSCIP.

O relatório apontou que a forma predominante de execução dos termos de parceria destinou-se à disponibilização de pessoal para o exercício de diversas funções nas Secretarias de Saúde (médicos, anestesistas, odontólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem), Educação (professores, auxiliares de ensino, merendeiras e em outros setores administrativos escolares), Administração, Infraestrutura e Cultura, realizando serviço continuado e típico de Estado, em burla ao devido concurso público.

Não houve por parte da CECOSAP a execução direta de projetos, programas ou planos de ações que demonstrem a suposta colaboração com o município no desempenho de atividades sociais, tendo a OSCIP atuado apenas na suplementação da carência de servidores efetivos em cada secretaria municipal envolvida nos termos de parceria.

Encaminhado ao Ministério Público de Contas, a procuradora Aline Rio Branco elaborou parecer enfatizando que a mão-de-obra disponibilizada pela OSCIP para prestação dos serviços de educação e saúde representaram 42,86% e 35%, respectivamente, do total de servidores efetivos do município nas respectivas áreas. Acrescentou que as metas, resultados e os critérios de avaliação estabelecidos nas avenças estão restritos à disponibilização de mão-de-obra e cumprimento de carga horária pelos colaboradores da OSCIP, o que reforçam a constatação de que os objetos dos termos não se referem ao fomento e à execução de atividades de interesse público, mas, em verdade, de típica terceirização.

A auditoria, mesmo com sem apresentação dos extratos da conta corrente específica de movimentação destes recursos, conseguiu identificar a realização de despesas de R$ 3.120.065,39, restando sem comprovação a aplicação de R$2.830.120,94, que representam 47,56% do total dos recursos repassados. A equipe técnica também identificou descontos no percentual de 12%, realizados pela entidade parceira sobre os pagamentos feitos a seus colaboradores, cognominados “Cota Parte Adicional”, “Tributo Empresa” e “Auxílio Tributo”, que, em verdade, tratam-se de forma simulada de taxa de administração, através da qual o município arca com despesas de custeio da OSCIP estranhas ao objeto do termo.

O relatório de auditoria aponta, ainda, inúmeras violações a direitos trabalhistas, tais como:caracterização ilegal de colaboradores como voluntários, não pagamento de férias, décimo terceiro salário, dentre outras obrigações e ausência de repasse do valor recolhido a título de contribuição previdenciária, o que configura, em tese, o ilícito penal previsto no art. 168-A do Código Penal, motivo pelo qual serão comunicados os fatos apurados ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério Público Federal.




 TCM-BA  Tribunal de Contas do Município

22 julho 2014

CAPIM GROSSO: GUARDA MUNICIPAL PRENDE 3 MULHERES QUE PRATICAVAM FURTOS EM SUPERMERCADOS DA CIDADE.

                             
Por volta das 13h40min desta segunda-feira, 21, a Guarda Municipal de Capim Grosso prendeu em flagrante 3 mulheres acusadas de realizar diversos furtos em supermercados da cidade.
De acordo com o que se pressupõe baseado nas imagens dos circuitos internos dos estabelecimentos, elas agiam há aproximadamente 3 meses, sempre nos dias de feiras livres aproveitando-se do grande fluxo de pessoas e com isso causaram prejuízos enormes neste ramo do comércio local.

                        

As prisões só foram possíveis através da denúncia do empresário Antônio Eronildo, proprietário do Hiper Doce Mel, quando este ao detectar a ausência de alguns itens recorreu imediatamente ao circuito interno de TV e, baseado em imagens de outros furtos, percebeu semelhanças das mulheres que apareciam no vídeo com as que apareciam em imagens anteriores.

O empresário acionou a Guarda Municipal que de imediato partiu em diligência e obteve êxito ao localizar duas das suspeitas portando farto material que poderia ser produto da ação. A terceira mulher foi localizada através do telefone celular de uma das detidas, quando os GMs pediram que elas entrassem em contato e marcassem um encontro com a mesma, esta recebeu voz de prisão assim que chegou ao local combinado.

As mulheres acusadas do furto foram identificadas como sendo Ione Araújo da Silva, 18 anos, natural e residente em Senhor do Bonfim. Fernanda Alves Lopes da Silva, 24 anos, também natural e residente em Senhor do Bonfim, e Denise Dantas Altas, 18 anos, natural de Campo Formoso e residente em Senhor do Bonfim.

                          

Com elas foram encontrados 40 unidades de desodorantes; 3 bolsas femininas (usadas para esconder os produtos furtados); 6 sacolas para presentes tamanho grande; 96 unidades de sabonetes, além de latas de leite em pó, pacotes de bolinhas de gude, dentre outros itens. As suspeitas foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia juntamente com o material apreendido para as devidas providências. Mercadorias com etiquetas de outros dois supermercados também foram identificadas.

O proprietário do Hiper Doce Mel, Antônio Eronildo, um dos mais prejudicados com essas investidas, estava bastante contrariado com tudo isso, mas fez questão de agradecer o trabalho eficiente da Guarda Municipal com apoio das polícias Civil e Militar.
                                      
                                             Fernanda Alves Lopes da Silva
                                     
                                                Ione Araújo da Silva
                                     
                                                             Denise Dantas Altas

Fonte: Da redação do Grupo Jorge Quixabeira, Repórter Milton Santos.

CAMPO FORMOSO: PROFESSORA MORRE EM ACIDENTE NA ESTRADA DE POÇOS


                                    
Na manhã desta segunda-feira (21), por volta das 7h, um acidente de carro tirou a vida da professora de Campo Formoso,
Ana Cassiana, conhecida como ‘Nega’ trabalhava na rede municipal há 13 anos. A vítima dirigia em direção ao povoado de Caraibinha, onde daria aula no colégio municipal do povoado.

A professora estava sozinha no veículo e segundo testemunhas, o carro perdeu o controle em uma das curvas, descendo uma ribanceira. Ana Cassiana faleceu na hora do acidente, antes da chegada do socorro.

                        

Fonte: Campo Formoso Noticias

EUA: HOMEM ENCONTRA FILHO SENDO ESTUPRADO E ESPANCA CRIMINOSO


                                     
Um homem de 35 anos espancou um jovem de 18, após flagrá-lo tentando estuprar seu filho. Jason Browning ficou indignado ao se deparar com a cena e, sem pensar duas vezes, partiu para cima do criminoso e o espantou até que o estuprador ficasse inconsciente.
O pai admitiu que só parou de agredi-lo quando seu filho se jogou na frente e impediu que ele o matasse. De acordo com informações do Daily Mail, o pai informou em depoimento que havia saído de casa durante a madrugada para comprar comida e, quando voltou, ouviu um barulho estranho no quarto do filho de 11 anos. Ele foi até o local, abriu a porta e encontrou um homem identificado como Raymond Frolander estuprando o adolescente. Segundo depoimento à polícia, o adolescente explicou que estava brincando de videogames com alguns amigos e, quando todos foram embora, Frolander o arrastou até o quarto e puxou suas calças. Ele revelou ainda que o jovem de 18 anos comete abusos sexuais contra ele há três anos. Ao flagrar a cena, o pai esmurrou o estuprador até que ele perdesse a consciência. Ele chegou a ir na cozinha da casa para pegar uma faca. "Eu ia matá-lo", admitiu. Apavorado e com medo de que o pai acabasse matando o criminoso, o filho pediu que ele parasse. "Meu filho entrou na minha frente e me fez parar. Meu filho salvou a vida dele. Então, quem é realmente o herói nesta situação?", questionou. Mais calmo, Browning ligou para a polícia e relatou o ocorrido. “Eu acabei de encontrar um homem adulto molestando meu filho. Ele está aqui em uma poça de sangue agora para você, policial”, disse. “Ele está inconsciente?”, perguntou o policial. “Sim… eu bati muito forte, senhor. Ele se levantou quando cheguei e suas calças estavam abaixo do tornozelo e nada mais precisa ser dito. Eu fiz tudo o que eu tenho o direito de fazer, mas eu não o matei”, contou o pai. A polícia chegou à casa, que fica localizada em Daytona Beach, na Flórida, EUA, para prender o jovem, que ainda estava inconsciente. Frolander estava com várias contusões, lacerações, e inchaço no rosto. Ele foi levado a um hospital e foi preso em seguida. Em depoimento, Frolander se declarou inocente e negou que tenha cometido qualquer agressão sexual. pressionado por policiais, ele admitiu ter molestado o garoto durante anos e foi indiciado por estupro de vulnerável. O chefe da polícia informou ainda que nenhuma punição será aplicada ao pai do garoto, já que ele estava apenas “agindo como pai”.

Fonte: Voz da Bahia

20 julho 2014

AMIGO, PARABÉNS PELO SEU DIA.

A VOCÊ AMIGO LEITOR.
FELIZ DIA DO AMIGO!

TSE alerta eleitores sobre visitas e e-mails falsos em época eleitoral

                    TSE 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou alerta, nesta quarta-feira, 16, sobre a possibilidade de eleitores serem alvos de fraudes em decorrência das movimentações da campanha eleitoral. Segundo o órgão, nesse período, hackers costumam enviar e-mails falsos em nome da Justiça Eleitoral. O TSE também alerta que representantes da Justiça Eleitoral não realizam qualquer tipo de visita à residência de eleitor.

América Dourada: Bandidos explodem carro forte da Prossegur na Ba-052 e ferem funcionários

Um grupo de assaltantes espalhou terror na Ba-052 na tarde desta sexta-feira (18). De acordo com informações publicadas pelo Blog Augusto Urgente, homens armados explodiram um carro forte da empresa Prossegur e funcionários ficaram feridos, próximo a cidade de América Dourada, no Sul da Bahia. Pelo menos sete homens armados apontavam armas para os motoristas que passavam na pista.
Testemunhas disseram que o grupo rendeu motoqueiros, condutores de veículos e bloquearam a pista nos dois sentidos. As pessoas rendidas ficaram deitadas no chão, em seguida ouviram duas explosões com dinamites. O carro-forte se abriu e até o eixo do veículo da Prossegur se soltou na explosão.
Uma das testemunhas relatou ao blog que o carro forte foi explodido com pelo menos 5 funcionários dentro e que os mesmos saíram queimados, sendo socorridos em seguida. Três vítimas foram socorridas para o hospital em Irecê com ferimentos graves, um dos funcionários da empresa de segurança patrimonial teve queimaduras em 80% do corpo.
Ainda de acordo com informações do Blog, o bando levou o dinheiro do carro forte e fugiram em uma Hilux branca e uma caminhonete S10 preta, seguindo sentido Morro do Chapéu. Populares relataram que um motoboy foi levado como refém. A polícia faz buscas na região.
Trechos que compreendem América Dourada, Irecê e Morro do Chapéu foram interditados, duas guarnições da polícia estão em perseguição aos elementos que tentaram assaltar a um carro forte na rodovia que dá acesso a Américo Dourada.
Fotos: reprodução / Blog Augusto Urgente

Polícia Técnica recebe 21 novos rabecões; Unidade de Senhor do Bonfim também será beneficiada.

O  Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) recebeu, na manhã desta terça-feira (27), 21 viaturas que serão utilizadas na remoção d...