ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

21 janeiro 2015

Filadélfia: Secretária de Educação promove l Encontro de Gestores Educacionais.

A Educação Municipal de Filadélfia, considerando a necessidade de Elaboração do Planejamento para o ano letivo de 2015 e considerando os princípios democráticos e colaborativos que balizam a realização de trabalhos dessa magnitude, realizou durante o período de 14 a 16 de janeiro do ano em curso, na cidade de Jacobina-Ba, o I ENCONTRO DE GESTORES EDUCACIONAIS de Filadélfia – BA. 
O referido evento compõe a primeira das macro ações estabelecidas pelo Secretário de Educação, o Professor Fernando de Jesus. Na abertura, o secretário, saudou os presentes, expôs os objetivos do encontro assim como mencionou a programação, especialmente preparada para o período. Ressaltou ainda a importância do planejamento das ações da Educação Municipal para o êxito e a melhoria gradativa da Educação municipal.  
Merece destaque, o fato de a programação ter como foco central o aprimoramento da Educação no município que está extremamente relacionado à melhoria do aprendizado dos estudantes. Neste sentido, a palestra de abertura contou com a participação do Palestrante de renome Nacional, o Professor Nelson Navarro (UEFS). Em sua exposição foram abordadas significativas temáticas como, por exemplo, “excelência e qualidade no serviço público”, “profissionalismo e organização pessoal”. Em tempos de ampla discussão sobre autonomia, seja do governo, dos pesquisadores ou gestores, a possibilidade de construção coletiva para o planejamento das ações da educação municipal para 2015, demonstra que a gestão municipal aposta na capacidade da equipe e, além disso, na capacidade criativa e na autonomia construída dos servidores que participaram da formação. 
Foi nessa atmosfera de Formação Continuada, que os gestores municipais, receberam a professora Edna Lima, para proferir palestra sobre Educação na Infância. A temática fora incluída na programação por estar entre os maiores desafios da Educação, quando, na atualidade, todos os municípios brasileiros almejam conquistar a meta de alfabetizar a totalidade de suas crianças até os oito anos de idade.  
Altamente didática, a professora Edna Lima, expôs os descritores para Educação Infantil, intercalando a fala teórica com a prática experimentada por sua vivência cotidiana, deixando os presentes embevecidos com seus saberes. Após os momentos de formação, chegou o momento de elaboração do Plano de Ação da Secretaria de Educação. A Coordenadora Geral, professora Juliana Montenegro, seguiu com os encaminhamentos sobre a construção coletiva, socializando o esboço e as diretrizes para elaboração.
Por haver necessidade de olhar multisetorial, já que a Secretaria de Educação congrega em sua pasta a diretoria de esporte e de cultura, foram formados grupos de trabalhos onde se dedicou tempo e esforço para a atividade. Como todo bom processo participativo, os debates, as ideias e proposições foram tomando forma em registros. Cabe ressaltar aqui a potencialidade que um momento como este representa para a melhoria da atuação coletiva e individual dos atores envolvidos, pois, aprendizagem mútua e colaborativa, fortalece a capacidade assertiva de atuação, sobretudo, quando cada um dos gestores estiver atuando em seu locus de trabalho.  
Chegado o último dia da formação, cada grupo de trabalho apresentou em plenária o resultado do trabalho realizado e este, será lapidado, aperfeiçoado no decorrer do mês de janeiro e muito em breve apresentado à toda rede municipal e comunidade filadelfense. 
Para concluir o evento, o secretário de Educação, professor Fernando de Jesus, agradeceu aos presentes ressaltando que “a Educação de Filadélfia merece o que há de melhor, porque nossos alunos também merecem”.


Ascom Educação

Vereador Zé da Boate é empossado prefeito de Ponto Novo

Na manhã de sexta-feira, dia 5 de abril de 2024, a Câmara de Vereadores de Ponto Novo realizou sua primeira sessão extraordinária do ano, ma...