ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

12 março 2015

Ponto Novo: Aumentar vasão da Barragem pode garantir manutenção da fruticultura irrigada no município

Ponto Novo tem 1.200 hectares de fruticultura instalados e a mesma quantidade de área ainda ociosa para receber novas plantações. Para manter as culturas no município, é fundamental a irrigação ter condições de atender aos agricultores.
Para ter água disponível à agricultura, a Barragem de Ponto Novo, produzida para abastecer exclusivamente as residências e à irrigação do município, não pode ter seus recursos desviados para outros municípios.
“A barragem foi construída para atrair investimento da agricultura irrigada. Cada hectare de fruticultura consegue gerar três empregos: são 1.200 instalados atualmente, ou 3.600 postos de trabalho. Não termos água para essa demanda significa problemas para manter essas pessoas com carteira assinada”, alertou o deputado estadual Eduardo Salles ao secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto.
O parlamentar estava acompanhado do prefeito de Ponto Novo, Adelson Maia, do vice-prefeito, Artur Paiva Filho, vereadores e secretários municipais na sede da SIHS (Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento).
O grupo pediu a Cássio Peixoto um fusegate (elevação da cota de sangramento da barragem) para disponibilizar mais água à população e aos agricultores irrigantes.
O fusegate é a construção de um paredão, com peças montadas, sobre o vertedor para elevar a vasão da barragem de 39 milhões de metros cúbicos para 52 milhões de metros cúbicos.
Cássio Peixoto informou que a obra é uma das “prioridades” do governo estadual e prometeu elaborar o projeto para permitir a manutenção da fruticultura irrigada de Ponto Novo.

ASCOM Deputado Estadual Eduardo Salles

Vereador Zé da Boate é empossado prefeito de Ponto Novo

Na manhã de sexta-feira, dia 5 de abril de 2024, a Câmara de Vereadores de Ponto Novo realizou sua primeira sessão extraordinária do ano, ma...