ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

27 setembro 2015

'Lua de Sangue': eclipse total da lua vai acontecer hoje (27).

A partir das 23h11deste domingo (27), a sombra da Terra vai encobrir a Lua completamente, será o chamado eclipse lunar total, que vai coincidir com uma Superlua (posição em que a Lua fica mais o mais próximo possível da Terra). Esse fenômeno astronômico não ocorre desde 1982 e só vai ocorrer em 2032. 
Foto: Reprodução/Amazonia Ao Vivo
O evento astronômico faz com que a Lua pareça maior, mais brilhante e também dá a ela uma coloração avermelhada, o que faz com que o evento receba o apelido de "Lua de Sangue".
Esse fenômeno esteve ligado a diversas crenças e lendas ao longo da história. Durante a Idade Média, costumava-se atribuir sua aparição a presságios sinistros ou eventos apocalípticos, ideia retomada pelo livro Four blood moons: Something is about to change (Quatro luas de sangue: algo está prestes a mudar, em tradução livre), publicado em 2013. Escrito pelo pastor americano John C. Hagee, a obra trata especificamente dos quatro eclipses totais da Lua em sequência se iniciaram em abril de 2014 e chegam ao fim neste domingo.
De acordo com a ciência, contudo, o eclipse total da Lua é um fenômeno explicável e previsível, que não altera em nada o curso natural da Terra. Segundo a Nasa, só neste século serão oito tétrades - a que termina no domingo é a segunda delas. A coloração avermelhada acontece porque os raios de sol, filtrados pela atmosfera da Terra, atingem a Lua com seu espectro avermelhado. É o mesmo fenômeno que acontece durante o pôr-do-sol. 

As informações são de Veja.

Vereador Zé da Boate é empossado prefeito de Ponto Novo

Na manhã de sexta-feira, dia 5 de abril de 2024, a Câmara de Vereadores de Ponto Novo realizou sua primeira sessão extraordinária do ano, ma...