ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

18 junho 2015

Campus Senhor do Bonfim da Univasf oferta curso de Formação de Tradutores e Intérpretes de Libras


 
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), deu início no dia  (12) as  inscrições para o curso de Formação de Tradutores e Intérpretes de Libras/Português em nível médio. O curso é uma iniciativa do Colegiado de Ciências da Natureza (Ccinat), do Campus Senhor do Bonfim, onde será ofertado. Serão disponibilizadas 30 vagas, direcionadas principalmente para falantes bilíngues de Língua Brasileira de Sinais/Português que já atuam como intérpretes ou pretendem atuar na área, mas não têm formação específica.
Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino médio ou curso profissionalizante equivalente. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, até 24 de junho, pelo Sistema de Inscrições em processo seletivo da Univasf (PS). No ato da inscrição, o candidato deverá enviar os seguintes documentos em pdf: cópia do certificado ou documento equivalente de conclusão do ensino médio ou curso profissionalizante; carta de intenções assinada pelo candidato, documentos que comprovem experiência de trabalho como Tradutor e Intérprete de Libras/Português em sala de aula.
O processo de seleção será composto por análise dos documentos e entrevista, que será realizada no período de 6 a 8 de julho, em sala e horário a serem divulgados a partir de 1º de julho, por meio do site do Ccinat . O resultado final será disponibilizado no dia 22 de julho no mesmo endereço eletrônico.
O curso terá carga horária semanal de dez horas e duração de um ano, com aulas ministradas durante o dia no Campus Senhor do Bonfim. As matrículas estão previstas para o período de 29 a 31 de julho e as aulas deverão iniciar em 1º de setembro. Mais informações no Edital N° 1/2015, disponível no site da Proex e no link abaixo.
O professor de Libras do Ccinat Isaac Figueredo de Freitas ressalta que a iniciativa é de alta relevância, pois visa democratizar e ampliar os espaços formais de capacitação profissional de Tradutores e Intérpretes de Libras na região do Território do Piemonte Norte do Itapicuru, que abrange nove municípios baianos entre os quais Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari e Senhor do Bonfim. “Nosso objetivo é proporcionar uma formação com excelência técnica, ética e humana, para atender com qualidade à urgente e crescente demanda por tais profissionais na região onde o curso se insere”, afirma.
Outras informações sobre o curso podem ser obtidas no Colegiado de Ciências da Natureza por meio dos telefones (74) 3221-4809 e 3221-4810 ou pelo e-mail: ccinat.bonfim@univasf.edu.br. Cronograma:
 
Inscrições – até 24 de junho
Entrevistas – 6 a 8 de julho
Resultado Final – 22 de julho
Convocação dos classificados – 24 de julho
Período de matrículas – 29 a 31 de julho
Previsão de início das aulas -1º de setembro
 
Brena Souza
Por: Assessoria de Comunicação

FILADÉLFIA: PRÉ-CONFERÊNCIAS DE SAÚDE PROMOVEM DEBATE PARA MELHORIA DO SUS NO MUNICÍPIO




“Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. É o tema central das Pré-conferências municipais de Saúde que está acontecendo na cidade de Filadélfia.Nos dias 17/06, 18/06, aconteceram as Pré-conferências do Joaquim José, Jacaré, Pedro Luís e Muncunum respectivamente e nos dias  30/06 acontecem a de Aroeira e Cabeça de Vaca e dia 01/07 acontecem as de Aguadas e João Barbosa.

Durante os encontros, organizados pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal da Saúde, foram e estão sendo discutidas as propostas de melhorias na Rede Municipal e eleitos delegados que representarão os usuários do SUS na 10ª Conferência Municipal de Saúde marcada para o dia 10 de julho de 2015.

“As Pré-conferências são importantes porque é preciso conferir, na perspectiva de cada participante, como é possível melhorar, afirma o Secretário Municipal da Saúde”, Odejonnes Barbosa . Para ele, a Secretaria Municipal da Saúde tem muitos desafios, mas o que está buscando cada dia  é a melhoria na Atenção Básica.

As plenárias estão acontecendo  por Unidade Básica de Saúde num total de 08, com a participação de moradores, trabalhadores da Saúde e gestores do SUS no município. A Conferência Municipal de Saúde do Município será realizada  no dia 10 de julho de 2015, na Câmara Municipal de Vereadores.



Abraão Gama

Ascom da Secretaria de Saúde

DR. JOSEMAR SANTANA CAPOTOU CARRO NA BR 407 PRÓXIMO PONTE DOS LIMÕES

Na noite dessa quarta-feira (17), quando retornava da cidade de Filadélfia, o Advogado Dr. Josemar Santana sofreu um acidente com seu veículo Pajero de cor preta, ao desviar de um caminhão que havia sofrido problemas mecânicos na subida da ladeira saindo de Passagem Velha, para chegar na ponte dos Limões.
“Eu retornava de Filadélfia, onde tive duas audiências e ao me aproximar da curva na subida da ladeira chegando na ponte, havia um caminhão quebrado, com sinalização curta, eu dirigia a  mais de 100km por hora, tentei jogar para a contramão onde vinha outro caminhão que se lançou para o acostamento, o que me permitiu retornar para o outro lado, mas não consegui segurar e capotei, saindo da pista próximo a umas oficinas que tem ali perto”, disse o Advogado.

Dr. Josemar sofreu corte em dois dedos da mãe esquerda e pequeno corte na cabeça, mas passa bem e já está em sua casa se recuperando.

Maravilha Noticias

17 junho 2015

Parlamento: veja os deputados baianos que foram contra a reserva de vagas para mulheres,.

Parlamento: veja os deputados baianos que foram contra a reserva de vagas para mulheres
Fotos: Montagem/ Bahia Notícias
Dos 154 deputados federais que barraram uma espécie de “reserva” de cadeiras nas casas legislativas do país, 17 foram baianos. O texto previa a reserva de vagas para as mulheres nas próximas três legislaturas. Na primeira delas, de 10% do total de cadeiras na Câmara dos Deputados, nas assembleias legislativas estaduais, nas câmaras de vereadores e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Na segunda legislatura, o percentual subiria para 12% e, na terceira, para 15%. A proposta fazia parte da reforma política e foi rejeitada por falta de votos. Foram apenas 293 votos a favor do texto, mas o mínimo necessário era de 308. Houve 101 votos contrários e 53 abstenções. 
                    
Pelo DEM baiano, Elmar Nascimento votou “não” e Paulo Azi se absteve. No PP, Cacá Leão e Roberto Britto disseram “não” à proposta, enquanto Ronaldo Carletto optou pela abstenção. No PR, João Carlos Bacelar também escolheu recusar a matéria, assim como Erivelton Santana, do PSC. Os que deram resposta negativa ao projeto no PSD foram Fernando Torres, Paulo Magalhães e Sérgio Brito. Os tucanos Antônio Imbassahy e Jutahy Júnior também recusaram a matéria, diferentemente de João Gualberto – do mesmo partido – que se absteve. No PTB, Benito Gama disse “não” e Antônio Brito escolheu a abstenção. Pelo PTN, o líder do partido na Câmara, Bacelar, disse não ao projeto. Relator do projeto da terceirização, Arthur Maia (SDD), se absteve. As vagas deveriam ser preenchidas pelo sistema proporcional. Se a cota não fosse preenchida, seria aplicado o princípio majoritário para as vagas remanescentes.

Bahia Noticias
Por Alexandre Galvão

Comissão da Câmara aprova redução da maioridade penal para crimes graves

Comissão da Câmara aprova redução da maioridade penal para crimes graves
Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que discute a proposta de redução da maioridade penal (PEC 171/1993) aprovou na noite desta quarta-feira (17), por 21 votos favoráveis e 6 contrários, o relatório de Laerte Bessa (PR-DF) que propõe a redução de 18 para 16 anos para crimes considerados graves. Cogitava-se estender a redução para qualquer tipo de infração, mas por meio de acordo firmado ainda nesta quarta, ocorreu a alteração. O presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirma que a PEC será votada no plenário, em primeiro turno, no dia 30 de junho.

Bahia Noticias

HOMEM É ENCONTRADO MORTO EM MATAGAL PRÓXIMO DE CANSANÇÃO

10686755_704095936380332_5677156343542347364_n

Um misterioso crime está sendo investigado pela Polícia na Região de Nordestina/Cansanção. Um homem de 65 anos de idade foi encontrado morto em um matagal, uns quatro quilômetros da pista que dá acesso a Nordestina e Cansanção, lugar de difícil acesso.

Nas proximidades do corpo, uns 20 metros foi encontrada uma carteirinha do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nordestina, em nome de Petronilio Garcia de Jesus, possivelmente a vítima, residente na Fazenda Caldeirão do Sangue naquele Município. O corpo encontrado sem vida, por trabalhadores rurais na tarde de hoje (16/06), apresenta sinais de que o crime teria ocorrido neste final de semana e há suspeitas de que a motivação teria sido de latrocínio (quando se mata para roubar algo da vítima) uma vez que nas proximidades foi encontrado um capacete, indicando que a vítima usava uma motocicleta e posteriormente foi encontrada uma motocicleta abandonada em Povoado próximo.
O corpo da vítima foi levado pela Polícia Técnica para a cidade de Senhor do Bonfim para que passe por exame especializado de perícia técnica que apontará as causas prováveis do crime. Novas informações serão dadas no desenrolar das investigações.
Confira a Carteira encontrada próximo ao corpo da Vítima.

MonteSanto.net      Via  Portal Itiúba.Net 

ARTIGO: AS FAMÍLIAS E SEUS NOVOS FORMATOS

Josemar Santana
Apesar dos seus novos formatos, quando falamos em família como base do casamento, pensamos primeiramente na instituição que acompanha o ser humano desde os tempos primordiais, mas que sofreu modificações ao longo do tempo, especialmente a partir do século 20, continuando a ser uma instituição forte, solidificada e que se mostra imprescindível ao ser humano, mesmo com o impacto da evolução que lhe permitiu aperfeiçoar-se como base da sociedade.
Aqui no Brasil, os novos formatos de família ganharam corpo a partir da vigência da Lei do Divórcio (instituído pela Lei Complementar nº 09, de 28 de junho de 1977 e regulamentado pela Lei Ordinária nº 6.615, de 26 de dezembro de 1977), que acabou com a estupidez do desquite, que rompia o compromisso de fidelidade e de formação patrimonial do casal, mantendo a indissolubilidade do casamento, que continuava impedindo que a relação matrimonial desfeita de fato, se firmasse de direito.

Território Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI) realizará plenária em Filadélfia.


Filadélfia: Secretaria de Saúde cumpre meta em campanha de vacinação contra Influenza 2015

Diferente de muitos municípios brasileiros que não conseguiram atingir a meta de imunização durante as campanhas contra Influenza 2015, Filadélfia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde cumpriu todas as metas impostas pelo Ministério da Saúde.
De acordo o Painel Nacional de Imunização (PNI), durante a Campanha Nacional Contra Influenza, que tinha gestantes, crianças de seis meses a menores de 2 anos, Puérperas, idosos e profissionais da saúde como público alvo,os filadelfenses se imunizaram, de forma que ficaram acima das metas pretendidas pelo Ministério da Saúde o município ficou com 92,99% de cobertura vacinal onde a meta pretendida pelo ministério da Saúde era de 80%. 

16 junho 2015

Itiúba: Governador Rui Costa atende população e reivindicação do prefeito Banga

10626614_444109479083649_5433272515052109225_n

A BA 381, já foi alvo de várias manifestações. Em 2003 e 2004, foram recolhidas dez mil assinaturas, publicada matérias em importantes jornais da Bahia, apelos ao então governador, inclusive com uma forte e única Indicação na Assembleia Legislativa da Bahia, pela então deputada estadual, Lídice da Mata, a pedido do socialista Aroldo Pinto.
O governador Souto fez uma recuperação muito simples, TSS, capa selante simples, tendo que ser feita várias manutenções nos sucessivos anos. Tanto assim, que todos os anos, especialmente se for ano de chuva, a estrada fica carecendo de operações tapa buraco. O governador Rui Costa entrou no governo do estado, determinado a fazer mudanças estruturais, inclusive com proposta de reorganizar e dinamizar órgãos e empresas estatais, o que chega a ser o caso da EBDA e o próprio DERBA. Completando apenas 06 meses à frente do governo estadual, teve que ser alertado, não apenas por uma indicação, mas três deputados de oposição fizeram indicações, Luciano, Alex e Tom, dois do PMDB e um do DEM. Por último teve o deputado Bobô do PC do B, aliado do governador. Antes, o PSB de Itiúba, na pessoa do signatário, vem comunicando aos órgãos governamentais, bem antes, desde dezembro do ano passado, ainda quando não estava tão crítica a situação. De lá para cá, quando já estava prometida uma operação tapa buraco, não se sabe o por quê, foi adiada, o que deu vazão a uma série de protestos, no sentido Itiúba Filadélfia, também no sentido Cansanção Itiúba. Houve muita cobrança na rádio local, e nos blogs, inclusive neste Blog do Aroldo Pinto.
PRIMEIRA ETAPA, OPERAÇÃO TAPA BURACO
Com uma articulação entre o governo municipal Banga, alguns manifestantes se dirigiram à Salvador, com intuito de ouvir do secretário de Infraestrutura, Marco Cavalcanti a promessa ou detalhamento do que seria feita na estrada. Porém, antes mesmo da reunião acontecer, este blog já sabia que a operação começaria na segunda-feira, o que de fato está acontecendo. Mas, é importante continuar cobrando e fiscalizando os trabalhos. Acredito que o governador Rui Costa fará o que tem que ser feito, pois seus assessores e equipe de governo são escolhidos pela competência. O nosso papel é informar, se possível em tempo real, dos problemas sofridos e vivenciados pelo nosso povo, para que busquemos solução e não semear confusão e discórdia. Nosso povo precisa ser bem tratado, com certeza a BA 381 tem que ser recuperada mesmo. Aguardemos o lançamento da licitação e total recuperação desta importante malha viária.
PREFEITO BANGA E O GOVERNO
O prefeito, Silvano Carvalho, o Banga, agradeceu em sua página aos secretários Josias Gomes, Relações Institucionais, Marcos Cavalcanti Infraestrutura e os vereadores o acompanharam, ainda membros de uma suposta comissão. Ressaltou que não começaria pelo bairro da Matança porque estava com os buracos cheios de água da chuva, o que dificultaria os trabalhos. Vamos ficar atentos e cobrar a operação tapa buraco, que já se iniciou, mas que tem que ir até o fim. Em seguida cobrar a recuperação da estrada. E acima de tudo agradecer ao nosso amigo Benito Brasileiro, irmão do petista Carlos Brasileiro que sempre se mostrou sensível aos nossos problemas, agindo rápido, sempre. Agradeço sobremaneira ao governador Rui Costa.
                             
Blog do Aroldo Pinto

15 junho 2015

Criança passa dois dias vivendo ao lado de cadáver após mãe falecer dentro de casa

Criança passa dois dias vivendo ao lado de cadáver após mãe falecer dentro de casa
Foto: The Mirror/Reprodução
Uma criança de três anos passou dois dias ao lado do corpo da mãe, que morreu após um ataque de asma, em casa. De acordo com o The Mirror, Lydia Macdonald, de 28 anos, de Perth, na Escócia, supostamente sofreu de um ataque de asma quando estava no apartamento em que morava junto do filho, Mason Martin, de três anos de idade. Como Lydia não era vista há algum tempo, as autoridades foram chamadas e encontraram seu corpo morto junto do filho. A mulher era cabeleireira e estava sem trabalhar, mas voltaria para o trabalho em breve, já que o filho havia começado a frequentar uma creche. Mason foi levado a um hospital e se recupera, mas pergunta sobre a mãe frequentemente. O pai dele morreu em dezembro de 2012 aos 26 anos, e agora o menino ficará aos cuidados da família de Lydia.

Bahia Noticias

FÓRUM DE JAGUARARI É ARROMBADO E TEM ARMA E DROGA LEVADAS

O Fórum de Jaguarari foi arrombado durante a madrugada deste domingo (14/06), ainda não se sabe se um ou mais elementos participaram da ação que usaram um buraco na parede para cometer o delito.
O arrombamento foi percebido por volta das 7h30 por um guarda que ao entrar no prédio localizado na Rua Marcolino de Barros observou que vários objetos estavam fora do lugar e de imediato acionou a direção do fórum posteriormente a Polícia Militar que enviou prepostos da 3ª Companhia de Jaguarari e do CETO de Senhor do Bonfim, mais tarde a Polícia Técnica chegou ao local e realizou perícia onde foi encontrado um tênis, uma toca ninja e um boné possivelmente do bandido (s).
Segundo o primeiro levantamento realizado pelos funcionários do fórum teria sido levada uma Pistola ponto 40 usada em um homicídio e uma porção de droga, até ás 13hs deste domingo a equipe de reportagem do PJ esteve no local e a Polícia Civil juntamente com a direção do fórum realizava um levantamento completo no prédio, para ver ser algo mais foi subtraído.
O prédio passa por reformas o que deve ter facilitado o crime.

Fonte: Portal Jaguarari

Polícia Técnica recebe 21 novos rabecões; Unidade de Senhor do Bonfim também será beneficiada.

O  Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) recebeu, na manhã desta terça-feira (27), 21 viaturas que serão utilizadas na remoção d...