ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

10 abril 2017

Governo da Bahia autoriza construção de abatedouro de frango caipira em Conceição do Coité

 
A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assinou nesta segunda-feira (10), no município de Conceição do Coité, no Território do Sisal, o primeiro convênio certificado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).  A ação visa incentivar a cadeia produtiva da avicultura e potencializar a comercialização de frango caipira no município. 

O convênio celebrado entre a CAR e a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Grupos de Empreendimentos Solidários (COOAFES), terá um investimento de R$ 312 mil, e prevê a construção de um abatedouro de frango caipira, que beneficiará cerca de 350 famílias de agricultores familiares de Conceição do Coité. 


O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, esteve presente ao ato de assinatura e falou da importância do investimento. “O Estado vem ao município de Coité assinar um convênio com uma Cooperativa importante que é a COOAFES para termos uma boa referência de produtos da agricultura familiar na Bahia”.
Segundo Rodrigues, são mais de 700 mil propriedades de pequenos agricultores no estado produzindo em média 70 mil cabeças de frango em um curto período de tempo. “Isso justificaria abastecermos o mercado interno da Bahia e ainda exportar. Esse convênio gera essa expectativa, são R$ 312 mil para investimentos na parte física, equipamentos, selos e rótulos para empacotamento, além de assistência técnica. A Bahia precisa e nós teremos um abatedouro que produzirá frango orgânico, agroecológico, um frango caipira, que poderá ir para merenda escolar”, afirmou.

O coordenador da COOAFES, Flaviano Santiago, comemorou a conquista e afirmou que o empreendimento trará para os avicultores do município. “Nós sabemos que o abatedouro não irá beneficiar só os cooperados e cooperadas, mas todo município e o Território Sisal. Esse abatedouro será uma oportunidade de trabalho para muitos, as pessoas que estão criando vão poder abater e vender seus frangos e também gerará empregos nesse empreendimento. É um momento de alegria, pois esse será um espaço democrático e comunitário. Hoje, estamos vendo aqui o início de uma nova era de oportunidades de geração de renda em Coité”, falou Flaviano.

Ação inédita

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, ressaltou que essa é uma ação inédita da CAR. “Este é primeiro convênio que CAR está financiando com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), dos muitos que queremos financiar daqui pra frente, porque entendemos que é um grande caminho fomentar as agroindústrias de pequeno porte nos municípios. Não há outra forma de fazer isso se não estimulando as prefeituras para que elas tenham a opção de ter essas agroindústrias certificadas em seu município, a partir da implantação do SIM”.
O SIM controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando os produtos com selo de garantia.
Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, garantindo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança.
O ato de assinatura foi realizado no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf) e contou também com a presença do secretário municipal de Agricultura de Conceição do Coité, Renivaldo Lima, dos vereadores Danilo Ramos e Gel de Tetê, do presidente do Sintraf de Coité, Urbano Carvalho, e representantes do Movimento de Organização Comunitária (MOC), da Federação dos Trabalhadores da Agricultora Familiar (Fetraf/CUT), os técnicos da CAR, Wanderley Gomes e Gilmar Bomfim, e lideranças sindicais e sociais do da região.

Com informações da Ascom Cooafes

Polícia Técnica recebe 21 novos rabecões; Unidade de Senhor do Bonfim também será beneficiada.

O  Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) recebeu, na manhã desta terça-feira (27), 21 viaturas que serão utilizadas na remoção d...