ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

05 agosto 2018

Política: Conheça os candidatos a presidente, nomes confirmados até agora.

Até o momento, sete partidos políticos já decidiram em convenções quais serão seus nomes na corrida pela Presidência da República nas eleições 2018: PDT, PSTU, PSOL, PSL, DC, PCdoB e MDB.
As convenções partidárias são o primeiro passo para oficialização das candidaturas. De acordo com o calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições 2018, elas devem ser realizadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Depois disso, as siglas têm até o dia 15 de agosto para registrarem os pedidos de candidatura no TSE. O Tribunal deve julgar todos os pedidos até o dia 17 de setembro.
Confira abaixo quais já são os candidatos à Presidência confirmados pelos partidos e quais são os pré-candidatos que ainda podem entrar na disputa presidencial:

Candidatos à Presidência definidos em convenções

Ciro Gomes (PDT)


ctv-hxe-ciro-conveno
Ciro Gomes durante a Convenção Nacional do PDT, em Brasília, que confirma sua candidatura a Presidência da República.  Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADAO
PDT oficializou Ciro Gomes como candidato a presidente da República na tarde de sexta-feira, 20. Em um discurso para uma plateia de militantes que não contou com a presença de líderes de outros partidos, ele rebateu críticas recebidas do mercado financeiro, falou sobre seus planos para segurança pública e afirmou que estará ao lado dos mais pobres e da classe média.
“Povo e classe média já pagaram demais. A classe média paga dobrado para viver no País e o Estado não devolve serviços de qualidade. Quem tem de pagar agora é o governo e o mundo mais rico”, afirmou.



00:00
01:12
Media Quality
Mobile Preset
360P
PDT oficializa candidatura de Ciro Gomes
Candidato a presidente em 1998 e 2002, esta será a terceira vez que Ciro Gomes tentará chegar ao Palácio do Planalto.  Ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional, ele já foi governador do Ceará, prefeito de Fortaleza, deputado federal e deputado estadual (CE). Atualmente, Ciro está em seu sétimo partido.

Guilherme Boulos (PSOL)

Na tarde de sábado, o PSOL oficializou Guilherme Boulos como candidato a presidente da República. Durante a convenção partidária, realizada no centro de São Paulo, o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) disse estar preocupado com a participação de militares na política brasileira, prometeu revogar atos do governo Temer, como a reforma trabalhista e o teto de gastos públicos, e criticou o Judiciário.

Guilherme Boulos
Guilherme Boulos e Sônia Guajajara na convenção do PSOL em São Paulo Foto: Gabriela Biló/Estadão
“O que estamos vendo, como parte dos golpes contra a democracia neste País, é um Judiciário que toma lado, um Judiciário que quer decidir no tapetão o jogo do processo eleitoral”, afirmou. 
Além de Guilherme Boulos, a convenção do PSOL também oficializou a líder indígena Sônia Guajajara como vice da chapa que fará coligação com o PCB.

Henrique Meirelles (MDB)


Henrique Meirelles
Meirelles tenta viabilizar candidatura presidencial para as eleições 2018 Foto: Dida Sampaio/ Estadão
Em convenção realizada no dia 2 de agosto, o MDB oficializou a candidatura de Henrique Meirelles à Presidência da República. O nome do ex-ministro da Fazenda foi aprovado com 419 votos dos delegados do partido.
O presidente da República Michel Temer esteve na cerimônia e afirmou que Meirelles dará continuidade “às reformas de que o País ainda precisa”.
O partido ainda não fechou alianças e deverá ir sozinho para a disputa presidencial. Um dos nomes que era cotado para vice, a senadora Marta Suplicy não só decidiu que não integrará a chapa, mas também deverá se desfiliar do MDB. 

Jair Bolsonaro (PSL)

No domingo, 21, o PSL definiu por aclamação Jair Bolsonaro como candidato a presidente da República. Ovacionado durante a convenção realizada no Rio de Janeiro, o deputado federal disse que pretende fundir os ministérios da Fazenda e do Planejamento; e da Agriculta e do Meio Ambiente. O presidenciável também falou sobre possíveis privatizações de estatais.

Bolsonaro e Janaína Paschoal
Bolsonaro e Janaína Paschoal em evento que oficializa candidaturas do PSL nas eleições de 2018 Foto: Fábio Motta/Estadão
“Eu sou a favor de privatizar, mas não gostaria que fosse essa a tônica (do programa de governo). Senão é atestado de incompetência”, afirmou.
Quem também discursou durante o evento foi a advogada Janaína Pascoal, nome cotado para vice na chapa. "Ainda não decidi sobre o convite para integrar a chapa como vice", disse. "A possibilidade muito me honra. Mas algo tão sério precisa ser bem discutido", afirmou Janaína.

Janaina Paschoal
A advogada Janaína Paschoal, um dos nomes cotados como vice na chapa do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) Foto: Ricardo Moraes/Reuters
No sétimo mandato consecutivo como deputado federal e filiado ao nono partido de sua carreira, está é a primeira vez que o militar da reserva do Exército disputará a Presidência da República. No cenário sem o ex-presidente Lula, Jair Bolsonaro figurou na liderança da última pesquisa CNI/ Ibope para a Presidência da República.
Em abril, Bolsonaro foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal pela Procuradoria-Geral da República. A acusação é de que o deputado federal teria praticado o crime de racismo ao usar expressões discriminatórias durante uma palestra realizada em abril de 2017 no Clube Hebraica do Rio de Janeiro.

Media Quality
Mobile Preset
360P
Integrantes do movimento monarquista comparecem ao lançamento da candidatura a presidente do deputado federal Jair Bolsonaro

 

José Maria Eymael (DC)


José Maria Eymael
Oficializado por seu partido como candidato, José Maria Eymael tentará chegar ao Planalto pela quinta vez
O partido Democracia Cristã (DC) oficializou, em convenção realizada no dia 28 de julho, a candidatura de José Maria Eymael para a Presidência. Conhecido pelo jingle “ei, ei, Eymael, um democrata cristão”, está é a quinta vez que o ex-deputado federal concorre ao Palácio  do Planalto.

Manuela D’Ávila (PCdoB)


Manuela D
A deputada estadual gaúcha Manuela D'Ávila é pré-candidata a presidente pelo PCdoB nas eleições 2018 Foto: Reprodução / Facebook
Em convenção realizada no dia 1º de agosto na Câmara dos Deputados, em Brasília, o PCdoB oficializou a deputada estadual gaúcha Manuela D´Ávila como candidata do partido para a Presidência da República.
Durante seu discurso, no entanto, Manuela deixou aberta a possibilidade de desistir de sua candidatura para integrar, como vice, a chapa de outro candidato. Recentemente, o PT  acenou com a possibilidade de ter Manuela como vice. A hipótese foi bem recebida pela presidente do PCdoB, Luciana Santos. A decisão deve ser anunciada no prazo limite para o registro da chapa.

Vera Lúcia (PSTU)


ctv-0zy-vera-lucia-pstu
Presidenciável do PSTU, Vera Lúcia  Foto: Gabriela Biló / Estadão
Na noite de sexta-feira, 20, o PSTU oficializou a candidatura da operária sapateira Vera Lúcia para a Presidência da República.  A convenção, realizada na sede do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, também definiu o professor e ativista Hertz Dias como vice da chapa. O partido também decidiu que não fará nenhuma coligação.
Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe, Vera Lúcia foi candidata à Prefeitura de Aracaju em 2012. Nas eleições 2018, a sapateira quebra a hegemonia do dirigente Zé Maria – candidato a presidente nas últimas quatro eleições - como postulante do PSTU na corrida ao Planalto.

Veja abaixo os pré-candidatos à Presidência nas eleições 2018

Alvaro Dias (Podemos)


Álvaro Dias
Senador Alvaro Dias é pré-candidato à Presidência pelo Podemos nas eleições 2018 Foto: Dida Sampaio/Estadão
Ex-PSDB e Partido Verde, Alvaro Dias é o pré-candidato do Podemos para o Planalto nas eleições 2018. Senador eleito com 77% dos votos do Paraná na última eleição, ele conta com o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan entre seus conselheiros.
O vice na chapa será Paulo Rabello de Castro (PSC). O ex-presidente do BNDES, que já havia oficializado seu nome também como candidato a presidente, abriu mão da cabeça de chapa para formar a coligação com o Podemos.

Paulo Rabello (PSC)
Idade:69  Formação: economista Paulo Rabello de Castro foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de junho de 2017 a março de 2018, quando deixou o cargo por causa do calendário eleitoral. Antes, ele presidiu o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde atuou entre julho de 2016 e junho de 2017. Foto: FABIO MOTTA/ESTADAO

Cogitado como vice na chapa de Alckmin em diversas oportunidades, Dias negou estar arrependido da decisão de manter sua candidatura, conforme disseram lideranças partidárias ao site BR18.  
Dias figurou na quinta posição do último levantamento de intenções de voto CNI/ Ibope. O Podemos deve confirmar sua candidatura em convenção a ser realizada no dia 4 de agosto.

Geraldo Alckmin (PSDB)


Geraldo Alckmin
Geraldo Alckmin, presidenciável do PSDB para as eleições 2018 Foto: Felipe Rau/Estadão
Geraldo Alckmin deixou o Governo de São Paulo no início de abril para se dedicar à disputa presidencial. O tucano conta com um apoio de peso para a campanha eleitoral após o acordo com o chamado “Centrão”, bloco formado DEM, PP, PR, PRB e SD.
A coligação deverá garantir para Alckmin o maior tempo de propaganda (mais de quatro minutos) entre todos os presidenciáveis durante o horário eleitoral na TV e no Rádio, que começa no dia 31 de agosto.  
Após a recusa do empresário Josué Gomes, a candidata a vice do ex-governador será a senadora gaúcha Ana Amélia. A expectativa é que a parlamentar, que se destacou durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, ajude Alckmin a reconquistar votos dos eleitores do Sul do País.
A convenção para confirmar candidatura de Alckmin deverá ser realizada pelo PSDB no dia 4 de agosto.

João Amoêdo (Novo)


Novo Amoedo
João Amoêdo é apontado pelo Novo como pré-candidato à Presidência em 2018 Foto: TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO
O empresário João Amoêdo é o pré-candidato do Partido Novo para a Presidência da República. Com passagens por Unibanco e Itaú-BBA, Amoêdo defende a imediata privatização das empresas estatais brasileiras, mas rejeita o rótulo de “candidato do mercado financeiro”.
O Partido Novo deve realizar a candidatura para oficializar Amoêdo no dia 4 de agosto.

Levy Fidelix (PRTB)


Levy Fidélix diz não acreditar nas pesquisas e ataca Soninha
Levy Fidelix já foi candidato à presidência duas vezes e 2018 deve ser sua terceira chance Foto: Daniel Teixeira/AE
Candidato a presidente do Brasil em 2010 e 2014, Levy Fidelix deverá ser novamente o representante do PRTB na corrida presidencial das eleições 2018. No último pleito, Fidelix recebeu 446.708 votos, o equivalente a 0,46% do eleitorado brasileiro. Entre as principais propostas do pré-candidato estão a isenção de impostos para medicamentos e itens da cesta básica, a flexibilização do Estatuto do Desarmamento e a criação de “navios-presídios”.
A convenção do PRTB deverá ser realizada na sede do partido, em São Paulo, no dia 5 de agosto.

Lula (PT)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Operação Lava Jato, segue apontado pelos líderes do PT como nome do partido para a disputa eleitoral. De acordo com a Lei da Ficha Limpa, o petista está inelegível e não poderá participar da corrida eleitoral de 2018. Tecnicamente, a candidatura deverá ser negada pelo TSE somente depois do registro da mesma na Justiça Eleitoral, o que precisa acontecer até 15 de agosto.

LULA
PT aposta em Lula até o fim para as eleições 2018 Foto: MIGUEL SCHINCARIOL/AFP
Em despacho publicado no dia 11 de julho, a juíza Carolina Moura Lebbos, da Vara de Execuções Penais de Curitiba (12ª Vara Federal), negou ao ex-presidente a participação em entrevistas e debates. A magistrada também vetou que Lula deixe a cadeia para participar presencialmente da convenção nacional do PT. Na decisão, a juíza pontuou que a situação do petista “se identifica com o status de inelegível”.
Apesar do discurso público de manutenção da candidatura, em junho setores influentes do PT defenderam a realização de pesquisas sobre os cenários no caso do ex-presidente ser impedido de disputar as eleições 2018. A intenção era identificar qual é o perfil preferido pelos eleitores, testar outros nomes e medir a capacidade de transferência de votos de Lula.
A convenção para definição de Lula como candidato do partido deve acontecer no dia 4 de agosto.

Marina Silva (Rede)


Marina Silva
Depois de ser candidata a presidente pelo PV e pelo PSB, Marina Silva é a pré-candidata da Rede nas eleições 2018 Foto: MARCOS DE PAULA/ESTADÃO
A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente é nome praticamente certo entre os candidatos à Presidência. Terceira colocada em 2014, quando recebeu cerca de 20 milhões de votos, Marina Silva também ocupa a terceira posição nas pesquisas com Lula para as eleições 2018 e, sem a presença do petista, figurou em segundo lugar no último levantamento CNI/ Ibope, tecnicamente empatada com Jair Bolsonaro.
A fundadora do partido Rede Sustentabilidade é apontada como uma provável “herdeira” de parte dos votos de Lula, se a candidatura do petista não for autorizada pela Justiça Eleitoral.
O vice na chapa será Eduardo Jorge, do PV. Ex-deputado federal, ele foi candidato à Presidência em 2014.

Fonte: O Estadão

Polícia Técnica recebe 21 novos rabecões; Unidade de Senhor do Bonfim também será beneficiada.

O  Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) recebeu, na manhã desta terça-feira (27), 21 viaturas que serão utilizadas na remoção d...