ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

18 maio 2019

Universidade para Todos: Matrículas serão iniciadas na próxima terça-feira em Filadélfia



A Prefeitura de Filadélfia, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) de Senhor do Bonfim, informa que no período de 21 a 24 de Maio, estarão abertas as matrículas para o Curso preparatório Pré-Vestibular Universidades para Todos, para os estudantes que foram aprovados na seleção. Em Filadélfia, as matrículas serão realizadas na Semed, das 14h às 17h. As aulas iniciarão dia 27 de Maio de 2019. 
É necessário apresentar cópia, acompanhada de original, dos seguintes documentos: carteira de identidade e CPF, comprovante de residência, histórico escolar e duas fotos 3x4, estudantes que estiverem cursando 3° ano, devem apresentar uma declaração da Escola.
A Semed divulgará nos próximos dias o local das aulas. O Universidade Para Todos (UPT) é um projeto exclusivo para estudantes de escolas públicas.


SEMED 
Prefeitura de Filadélfia

Faça Bonito: Assistência Social de Filadélfia realiza Seminário sobre o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira (17), o II Seminário Tecendo Laços, em alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. 
A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973.
O evento contou com palestras da advogada e jornalista, Monalisa Cardoso, da psicóloga clínica, Adriana Santos que falaram sobre os temas “Papel na rede do enfrentamento da violência contra Crianças e Adolescentes” e “Como identificar a violência sexual infanto-juvenil, teve ainda apresentações do balé do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ( SCFV) e dos Desbravadores da Igreja Adventista. 
Estiveram presentes também o prefeito, Louro Maia, vice-prefeito,  Nondas Mota, secretária de Planejamento, Ana Laura, Conselheiros do CMAS e CMDCA, Conselheiros Tutelares, integrantes do projeto Bíblia Bola, além de alunos, professores, diretores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino.

Biotecnologia melhora produção de caprinos na Bahia; animal pode ter 300% a mais de carne por dia

Projeto promove melhoramento na produção de caprinos, no sudoeste da Bahia | Foto: Divulgação

Projeto promove melhoramento na produção de caprinos, no sudoeste da Bahia | Foto: Divulgação

Um projeto de melhoria genética tem aumentado a qualidade das cabras da região de Mirante, no sudoeste da Bahia. Conforme pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), responsável pelo projeto “Transferência de Embriões Caprinos”, a cabra que nascer desse processo de melhoria pode, por exemplo, ter um aumento de até 300% de carne por dia. A pesquisa, coordenada pelo professor Jurandir Cruz, do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia (DFZ), é realizada por meio da escolha de dois reprodutores caprinos do projeto com uma genética avançada para a fecundação. Com isso, as cabras dos produtores recebem o embrião, gerando uma cabra com qualidade melhor. De acordo com o professor, a técnica já existe, a diferença é a utilização dessa biotecnologia a serviço dos produtores de baixa renda da região. Além disso, o tempo que um produtor levaria com investimento financeiro para desenvolver um animal com essa qualidade, que chegaria a oito anos, diminui para seis com a técnica. O trabalho é realizado em parceria com o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Bruno Bastos, e também com o médico veterinário Thiago Feitosa.


Noticias de Santa Luz

16 maio 2019

16 de Maio - Dia do Gari



Parabéns para todos os Garis, pelo importante trabalho que realizam todos os dias em nossa Cidade.

Prefeito Louro Maia consegue Posto de Atendimento da Justiça Eleitoral para realizar o Recadastramento Biométrico em Filadélfia

O último ciclo da biometria na Bahia teve início no dia 13 de maio e envolve 281 cidades e 108 zonas eleitorais. A convocação atinge mais de 2,9 milhões de cidadãos, Filadélfia está entre essas cidades. 
O prefeito de Filadélfia, Louro Maia, com o objetivo de evitar que os cidadãos filadelfenses precisem se deslocar para Itiúba-BA, onde funciona a Justiça Eleitoral da 149ª Zona Eleitoral que atende os municípios de Itiúba, Filadélfia e Ponto Novo, reuniu-se com o Juiz Eleitoral Dr. Tardelli Cerqueira Boaventura, com Cecília Petrina, prefeita de Itiúba, Thiago Venâncio, prefeito de Ponto Novo e foi firmada uma parceria para que Filadélfia e Ponto Novo tenham seus Postos de Atendimentos. 
De acordo com Louro Maia, a instalação do Posto de Atendimento será agilizada, para ser colocado em prática o Projeto do Recadastramento Biométrico com a maior brevidade possível, tendo em vista que há um grande número de eleitores que faltam se recadastrar. 
“Com essa parceria firmada, o município de Filadélfia terá alguns encargos, assim como também o TRE, mas queremos facilitar as coisas e dar mais comodidade aos cidadãos filadelfenses,    evitando deslocamentos e gastos”, ratificou o prefeito. 
Ainda de acordo com o gestor, nos próximos dias será definido o local onde o Posto de Atendimento funcionará em Filadélfia e será divulgado para toda a população. 


Prefeitura de Filadélfia 
GOVERNO DA RECONSTRUÇÃO

14 maio 2019

Prefeitura de Filadélfia realiza Comemoração do Dia das Mães

Prefeitura de Filadélfia
Governo da Reconstrução

Prefeitura de Filadélfia realiza Comemoração do Aniversário da Cidade e Dia das Mães

A Prefeitura de Filadélfia realizou no último Domingo (12), as comemorações do Aniversário da Cidade e Dia das Mães, que contou as presenças de mães da sede e zona rural do município, além da população em geral.

Com uma programação dinâmica e animada, o evento contou com café da manhã, apresentações da Fanfarra Musical de Filadélfia, do Coral da Melhor Idade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras, do grupo Dançar é Sonhar da Escola Aristides, celebrações com o Padre Airton da Igreja Católica de Filadélfia e do Pastor Jorge Lola da Igreja Presbiteriana,  lembranças personalizadas para às Mães, presentes  para às Mães doados pelo comércio local e regional, o tradicional Bolo Gigante que este ano teve 34 metros, parque para criançada, música ao vivo com Emília Xisto e banda. 
O evento contou com as presenças de vereadores municipais e do Deputado Estadual Laerte do Vando que trouxe uma TV para premiar uma mãe filadelfense, a mãe premiada foi Néia, moradora das Casas Populares da Várzea do Curral. 
O Prefeito Louro Maia parabenizou à Cidade e todas às Mães Filadelfenses, “agradeço as presenças de todos, parabenizo a nossa cidade pelos 34 anos de Emancipação Política e todas às Mães, agradeço também a todos os servidores da Prefeitura de Filadélfia que trabalharam em prol da realização deste evento, que foi abençoado com chuvas, mas graças a DEUS, ocorreu tudo bem”, frisou Louro Maia.
Apesar da Chuva Inesperada, foi um lindo e grande evento para comemorar o Dia das Mães e Aniversário da Cidade, Filadélfia - 34 Anos.



POLICIAL: ROCAM APREENDE DROGAS APÓS BANDIDOS FUGIREM COM PRESENÇA DA PM

A Guarnição do Coordenador de área, juntamente com a guarnição CETO, durante a operação relâmpago, por volta das 21h do dia 13, segunda-feira, no Beco Fino, elementos ao perceberem a aproximação da viatura evadiu-se do local rapidamente deixando um saco de supermercado com um volume contendo 27 dolões de uma erva (maconha), foi apresentada na Delegacia de Senhor do Bonfim-Ba.
 
6º BPM - “Aqui promovemos o bem!” (TC PM SOARES)
Fonte: Ascom/6º BPM

Polícia Técnica recebe 21 novos rabecões; Unidade de Senhor do Bonfim também será beneficiada.

O  Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) recebeu, na manhã desta terça-feira (27), 21 viaturas que serão utilizadas na remoção d...