ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

18 outubro 2019

Prefeitura de Filadélfia realiza "Dia D" de vacinação contra o sarampo neste sábado



A Prefeitura de Filadélfia, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o Dia "D" de mobilização contra sarampo será neste sábado, dia 19 de outubro.
Esta primeira etapa da Campanha Nacional contra o Sarampo tem como objetivo vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos e a meta é atingir uma cobertura mínima de 95% do público-alvo. A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que também protege contra a caxumba e rubéola
Três Unidades Básicas de Saúde da Rede Municipal estarão funcionando de prontidão, das 08h às 14h e será instalado um estande na Praça da Feira. Pais ou responsáveis fiquem atentos para levar as crianças com a caderneta de vacinação. Vacinar é Proteger!
É amanhã, Dia "D" de mobilização contra o sarampo.
 
SEMUS
Prefeitura de Filadélfia
GOVERNO DA RECONSTRUÇÃO

POLICIAL: AÇÕES TÁTICO OPERACIONAIS DO 6º BPM RESULTA EM RECUPERAÇÃO DE MOTOCICLETA ROUBADA EM JAGUARARI

 


 Por volta das 11h45 a Guarnição CETO (Tático Rural), em rondas no Povoado de Gameleira, município de Jaguarari, avistou uma individuo em uma motocicleta que ao perceber a presença da viatura empreendeu fuga. Realizado acompanhamento, o condutor foi localizado juntamente com o veículo que em consulta no MOP encontra-se como veículo com suspeita de roubo/furto. O mesmo foi conduzido a delegacia para a autoridade policial tomar as devidas providências legais.
6º BPM! "Semeando amor, colhendo o bem!" (TC PM Malvar)
Fonte: ASCOM/6º BPM

Em reunião com prefeitos, Rui cobra governo federal sobre manchas de óleo no litoral do Nordeste

 Foto: Felipe Brasil

                                         Foto: Felipe Brasil
O governador Rui Costa recebeu, nesta quinta-feira (17), prefeitos e representantes de oito municípios baianos atingidos pelas manchas de óleo que avançam pelo litoral do Nordeste. Além de discutir a situação e compartilhar informações, o encontro foi voltado ao alinhamento de ações de limpeza das praias e mangues afetados, assim como o recolhimento e o descarte apropriado do material poluente.

Depressão pode encurtar vida de pessoa em até 15 anos se não for tratada, alerta psiquiatra

 

                                           Imagem ilustrativa 

Ainda alvo de muito preconceito, a depressão está na lista das doenças mais incapacitantes do mundo, com reflexos que podem levar ao déficit cognitivo, problemas de memória, de aprendizado, de expressão de emoções e raciocínio, de acordo com presidente da Associação dos Psiquiatras da Bahia e professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e FTC, Miriam Elza Gorender.

O pensamento de que a doença é uma “dor da alma” e que pode ser superada apenas com pensamentos positivos e força de vontade deve ser abolido, de acordo com a médica, que explica que a depressão “é uma doença do corpo, não é um estado de espírito, um mau humor ou uma questão emocional”. “É uma doença que encurta a vida da pessoa em cerca de 10 a 15 anos se não for tratada”, advertiu ao destacar a importância que se deve dar à saúde mental das pessoas. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) há vários anos decreta que não há saúde sem a saúde mental”, frisou.
A especialista ainda comenta dados de pesquisas recentes que revelam crescimento no número de casos de depressão. A psiquiatra aponta que esse aumento pode ser relacionado à exposição das pessoas a ambientes cada vez mais estressantes. Então “quando a pessoa vive em um ambiente mais tranquilo, existe menos possibilidade de haver um desencadeamento de um primeiro episódio depressivo”, assegurou a médica.
A campanha Setembro Amarelo, que durante todo o mês chama a atenção para a prevenção ao suicídio e cuidado com a mente, foi destacada e elogiada pela psiquiatra. No entanto, um alerta sobre a maneira como se contribui foi feito. Para Miriam, é preciso ter cautela ao oferecer ajuda a alguém em crise, apesar da boa intenção é possível causar mais mal do que bem, porque “não basta dar um ombro para resolver o problema da pessoa”, é preciso orientar para que se procure um profissional adequado e capacitado.

17 outubro 2019

Prefeito de Filadélfia foi convocado e participou em Brasília de reivindicações para aprovação do Projeto de Lei da Cessão Onerosa

  

O prefeito de Filadélfia, Louro Maia, já esteve em Brasília (DF) esta semana, ele recebeu uma convocação de urgência do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, para participar das atividades de reivindicações da divisão do bônus de assinatura da cessão onerosa pelos critérios dos Fundos de Participação dos Municípios e dos Estados.
Na noite desta terça-feira (15), o Senado aprovou em plenário o Projeto de Lei (PL) 5478/2019, conhecido como PL da Cessão Onerosa. O PL define o rateio entre estados e municípios de parte dos recursos do leilão de petróleo dos excedentes de barris de petróleo do pré-sal, a ser realizado no próximo dia 6 de novembro.
Conforme aprovado pelos senadores , dos R$ 106,56 bilhões que serão pagos pelo bônus de assinatura do leilão do excedente da cessão onerosa, R$ 33,6 bilhões ficarão com a Petrobras em razão de acordo com a União para que as áreas sob seu direito de exploração possam ser licitadas.

Prefeitura de Filadélfia realiza festa em comemoração ao Dia do Professor

 

Para comemorar o Dia do Professor (15 de outubro), a Prefeitura de Filadélfia realizou, nesta quarta-feira, 15, uma noite havaiana para os educadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Aris Club, com a participação do cantor Van Moral.
“É um dia tradicional e que realmente é digno de ser comemorado, porque o professor é o profissional que faz todas as profissões se tornarem possíveis. Todos sabem que gosto de participar desses eventos, não pude estar presente, pois recebi uma convocação em caráter de urgência para participar de uma audiência em Brasília, mas fiquei feliz com a comemoração, nossos professores merecem este momento de confraternização e alegria”, afirmou o prefeito Louro Maia.
De acordo com o secretário de Educação, Jorge Adriano, realizar um evento como esse também faz parte da política de valorização e motivação do profissional de educação.
“Tem sido uma linha de atuação da Prefeitura de Filadélfia e da Semed valorizar, reconhecer e prestigiar os nossos servidores. Nesse caso específico, os professores, é claro que todos os dias são dos professores, mas o dia 15 de outubro, é simbólico para realizarmos homenagens que fazem jus a essa categoria, isso também motiva e valoriza estes profissionais que têm influência direta nas vidas das nossas crianças, adolescentes e jovens. A todos que estiveram presentes e que contribuíram para a festa acontecer, meu muito obrigado”, comentou o secretário.
Para Sicleide Anacleto, diretora da Escola Municipal Adedina, da Caveira, a confraternização foi um sucesso. “Foi uma festa maravilhosa, me diverti a beça com os colegas, dancei bastante, foi muito boa”, frisou Sicleide.




15 outubro 2019

Filadélfia: Secretario de Saúde participou do seminário ‘Novo Financiamento da Atenção Primária à Saúde’ em Salvador.

O secretario de saúde e vice Prefeito Nondas Mota participou na manha desta segunda feira (14) do seminário ‘Novo Financiamento da Atenção Primária à Saúde’, no CECBA (Convenção Estadual das Assembleias de Deus na Bahia), diversas autoridades estiveram presentes no evento que contou com a presença de cerca de mil pessoas, entre secretários municipais de saúde de todas as regiões da Bahia, secretários de outras pastas, técnicos da área da saúde e autoridades nacionais e estaduais.
Promovido pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), o evento contou com a participação de representantes do Conselho Nacional das Secretarias Municipais da Saúde (Conasems), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e do Ministério da Saúde.
A reforma do atual mecanismo de transferências federais tem o objetivo de estimular o aumento da cobertura (cadastro) da APS, principalmente entre as populações vulneráveis, ressaltar resultados em saúde da população (desempenho da APS), incentivar avanços na capacidade instalada, organização dos serviços de APS e ações de promoção e prevenção, enfrentar a dificuldade de fixação de profissionais e estar em conformidade com a Lei Complementar nº 141/2012.
 
Prefeitura de Filadélfia
Governo da Reconstrução

Homenagem da IBT aos Professores


Filadélfia: Semed homenageia Professores




Parabéns a todos os Professores


14 outubro 2019

Abertura da 13ª edição da Copa Rural de Futebol Filadélfense aconteceu com sucesso

Neste domingo, 13 de outubro de 2019, aconteceu a abertura da 13ª da Copa Rural de futebol Filadélfense.
12 partidas movimentaram todo o interior do municipio,  trazendo alegria e confraternização aos desportista em geral. A equipe que se deu melhor, foi Poço D’agua que fez o dever de casa e goleou Varzea da Serra por 6 a 1.

Confira todos os resultados

JUNCO  2 X 0  VÁRZEA GRANDE
MORRINHO  0 X 0  BOA VISTA
CARRAPATO  1 X 0  CABEÇA DA VACA
R. DO MULUNGU  1 X 3  V. DO RANCHO
AROEIRA  1 X 0  MORROS
RIACHO DAS PEDRINHAS  3 X 2  SACO
GAVIÃO  1 X 0  SANTANA
MUCUNUM  3 X 0  BARREIRO
VÁRZEA D’AGUA  1 X 1  BARREIRA
B. DA PEDRA  2 X 1  PAPAGAIO
VERMELHO  1 X 0  ÁGUADAS
POÇO D’GUA  6 X 1  VÁRZEA DA SERRA

A segunda rodada será no dia 20/10, próximo domingo.

BOA VISTA  X  JUNCO
V. GRANDE  X  MORRINHOS
V. DO RANCHO  X  CARRAPATO
C. DE VACA  X  R. DO MULUNGU
SACO  X  AROEIRA
MORRO  X  R. DAS PEDRINHAS
BARREIRO  X  GAVIÃO
SANTANA  X  MUCUNUM
PAPAGAIO X  VÁRZEA D’AGUA
BARREIRA  X  B. DA PEDRA
V. DA SERRA  X  VERMELHO
AGUADAS  X  POÇO D’AGUA

 ______
Prefeitura de Filadélfia
Governo da Reconstrução

Polícia Técnica recebe 21 novos rabecões; Unidade de Senhor do Bonfim também será beneficiada.

O  Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) recebeu, na manhã desta terça-feira (27), 21 viaturas que serão utilizadas na remoção d...