ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

25 outubro 2019

Juíza que mede saia de advogadas com régua é denunciada pela OAB-RJ

[Juíza que mede saia de advogadas com régua é denunciada pela OAB-RJ]
A juíza Maíra Valéria Veiga de Oliveira, diretora do Fórum de Iguaba Grande, na Região dos Lagos, foi denunciada pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ) por impedir a entrada no fórum de advogadas cuja saia esteja mais de 5 centímetros acima do joelho.
A Comissão de Prerrogativas da OAB-RJ protocolou uma representação na Corregedoria do Tribunal de Justiça por entender que “o critério não encontra amparo legal”.

Filadélfia: Veículo foi encontrado queimado

 
Na manhã desta sexta-feira 25 de outubro de 2019, mais um carro foi encontrado queimado, desta vez foi  próximo ao Bairro Várzea do Curral nas imediações do Parque de Comercialização de Animais no município de Filadélfia-BA, onde moradores da localidade encontraram um veículo Modelo GM Chevette SL/E ano 1987 modelo 1988 de cor Prata de Placa HZI 5297 licença de Filadélfia-BA totalmente queimado. 

Ainda não se sabe quem  quem cometeu o ato.

Portal de Fladélfia

Polícia Militar realizará troca de comando da 5ª CIA/Filadélfia

A Polícia Militar Bahia realizará, na próxima quarta-feira (30-10-19), a passagem de comando da 5ª CIA/ Filadélfia. Em lugar do Capitão PM Dany Marcelly de Souza Barbosa, assumirá o Tenente PM Tarcísio Oliveira Rezende.
A cerimônia de troca será às 10 horas, na Câmara Municipal de Vereadores do Município de Filadélfia, localizada na Rua Ana Izabel Muniz – Centro – Filadélfia-BA.
Durante o período do comando do Capitão Dany a PM realizou diversas atividades de policiamento e prevenção da criminalidade na cidade de Filadélfia.

Redação Diga News

Documentário ‘Mulheres do Licuri’ é lançado na Festa do Licuri em Itiúba-BA

 
Neste final de semana (26 e 27/10), a jornalista Ilanna Barbosa faz o lançamento do documentário Mulheres do Licuri, na comunidade de Três Ladeiras, em Itiúba (BA), durante a 12a Festa do Licurí.
A produção audiovisual reconhece o protagonismo e a liderança das mulheres no segmento do extrativismo com o fruto e busca impulsionar a visibilidade e diversificação deste trabalho. “O documentário aborda a melhoria da qualidade de vida de mulheres, através do extrativismo do licurí conhecido como ouricurí em algumas regiões, e valoriza os direitos das mulheres rurais, desde a a igualdade de gênero, o aumento da renda com o beneficiamento do fruto e o desenvolvimento sustentável”, afirma Ilana Barbosa.

O evento cultural tem o apoio de ONGs e a Associação dos Moradores, Pequenos Produtores da Fazenda Três Ladeiras e Cajarana, Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (COOPES). e produtores da região de Monte – Santo, Itiúba, Capim Grosso e Cansanção (BA).

Jornalista: Maiara Santos

23 outubro 2019

JACOBINA: MULHER TRANS MORRE VÍTIMA DE INTOXICAÇÃO NO HOSPITAL MUNICIPAL DE JACOBINA


Antônio Marcos Lima de Pinho, 31 anos, conhecida como Bárbara, como optava ser chamada por conta de sua identidade de gênero, morreu na madrugada desta quarta-feira (23) no Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), em Jacobina, após ter ingerido a substâncias tóxicas.
Bárbara residia no Bairro da Serrinha, onde o caso teria ocorrido na última segunda-feira (21). Desde então, os médicos tentavam salvar a vida dela. Entretanto, nesta madrugada, ela não resistiu e faleceu devido as complicações clínicas. Ainda não há informações sobre o que teria levado Bárbara a ingerir os produtos tóxicos.
Amigos usam as redes sociais para lamentar sua morte. "Tu era tão forte, tão sorridente", lamentou uma amiga.

Fonte: Jacobina Notícias

Escola Municipal Alice Lopes Maia realiza mais um encontro "Família e Escola"


Na última sexta-feira (18), a Escola Municipal Alice Lopes Maia, realizou o Segundo Encontro, "Família e Escola, União que faz a Diferença".
O encontro contou com a presença de muitos pais e mestres, a diretora da Escola, Eugênia Gomes, falou da importância desses encontros. “ É de fundamental importância os pais e responsáveis estarem sempre atentos e presentes na escola, neste encontro nós esclarecemos aos Pais a real situação dos filhos na escola, chamando-os à responsabilidade, apresentamos o projeto Alice 30 Anos; o calendário escolar; divulgamos a prova SAEB; falamos sobre as faltas pois 25%, perde o ano; fizemos a entrega dos boletins II Unidade.”
O encontro contou também a presença do Pastor Jorge, que fez uma oração que emocionou a todos os presentes.

Prefeitura entrega óculos gratuitos para alunos da Rede Municipal de Filadélfia


 A Prefeitura de Filadélfia está realizando um grande programa de atenção oftalmológica e nesta sexta-feira (18), entregou a primeira remessa de óculos gratuitos para alunos da Rede Municipal de Ensino (REME). O prefeito Louro Maia, o secretário de Educação, Jorge Adriano, equipe da Clínica Pedagógica Municipal (Clipem), pais de alunos, além de alguns professores e diretores, efetuaram a entrega de 39 óculos, além de 50 colírios e 50 pomadas, para a primeira turma atendida pela ação.
Os alunos realizaram primeiramente a consulta gratuita, após o diagnóstico concedido por oftalmologistas da Fundação Banco de Olhos, foram tomadas as providências de acordo com as necessidades de cada aluno, os que precisam usar óculos, fizeram a escolha das armações junto aos pais ou responsáveis.
“É muito importante que as crianças enxerguem bem para conseguir estudar de acordo e para ter qualidade de vida. É muito importante detectar isso no início, antes que a criança perca o estímulo em estudar. Estamos muito contentes por estarmos realizando esta ação, saber que os alunos passarão a enxergar perfeitamente o conteúdo transmitido em sala de aula pelos professores, que poderão até mesmo brincar com mais alegria é muito satisfatório”, disse Louro.
 

 

Prefeitura de Filadélfia Governo da Reconstrução

 O Saeb é o Sistema de Avaliação da Educação Básica, que a cada dois anos avalia os alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e alunos do 3° Ano do ensino médio, medindo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o famoso IDEB.

Desde 2017 o município de Filadélfia vem desenvolvendo ações para o avanço do IDEB e este ano em especial, está com uma força tarefa em todas as escolas, motivando os alunos com várias atividades diferenciadas.
Nesta segunda-feira (21), os alunos do 9º ano de todas as escolas, participaram de um Aulão Show, onde responderam questões de português e matemática com foco nos descritores da matriz de referência do Saeb.
De acordo com a Coordenadora Geral da Semed, Juliana Montenegro, todos os envolvidos deram um show de participação.
“Nossos alunos deram um show de participação, nossos professores mostraram como tem trabalhado brilhantemente em sala de aula. Nossos coordenadores e diretores usaram de toda competência para fazer o evento acontecer. Ao final, os alunos das escolas Adedina, Pedro Lopes e Aristides foram premiados com um passeio, além de diversos brindes que foram distribuídos durante o Aulão, podemos dizer que foi um sucesso. Enfim, com uma equipe tão comprometida, temos a esperança de um avanço significativo do IDEB neste ano de 2019.”, comentou Juliana.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi aplicado pela primeira vez no país na década de 90 e permite produzir indicadores educacionais, também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis, além de  subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências; e desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional. 
 Em Filadélfia a prova do Saeb está acontecendo hoje, dia 22, amanhã (23) e quinta (24).



20 outubro 2019

Polícia: Dançarina denuncia abuso e agressão em saída de festa: "meteu a mão por baixo da minha saia"

[Dançarina denuncia abuso e agressão em saída de festa:
A dançarina, Carlinha Havashy, denunciou no Instagram que foi abusada e agredida ao sair de uma festa, na madrugada deste domingo (20), em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo relatou na rede social, ela estava entrando em um transporte de aplicativo, quando um homem passou e colocou a mão por baixo de sua saia. "Um homem veio de lá falando merda que eu não entendi bem e simplesmente meteu a mão por baixo da minha saia e passou ela na minha vagina, me chamando de gostosa", contou.
Carlinha afirmou que sua reação foi dar um tapa no rosto do suspeito. "Involuntariamente e imediatamente eu meti a mão na cara dele, ele me deu um puxão no braço me arriando pro chão, eu puxei ele comigo pro chão e começamos a trocar socos, ali, do nada, na porta, e ninguém fazia nada, eu montei nele e dei diversos socos nele até o próprio motorista do Uber e mais alguém que eu não sei, me tirar de cima dele e me jogar dentro do carro. Só me lembro de olhar bem pra cara dele cheia de sangue e ainda ouvir ele dizer que ia me pegar. Gritaram pra mim "vai embora, vai embora" e me levaram embora", escreveu a jovem.
"Como eu tô me sentindo? Um lixo. Tô orgulhosa de ter batido na cara dele? Não. Era isso que eu queria? Jamais. Mas ele não tinha esse direito. Por quê? Até quando essas coisas vão acontecer? Eu não faço ideia de quem ele é, só sei que se chama Fidel. Não sei o que ele é capaz de fazer comigo se ele me encontrar. Preciso da ajuda de vocês! Preciso achar ele antes que ele me ache. Isso não pode ficar assim. Eu não vou me calar", desabafou a dançarina.  
Foto do perfil de carlinha_havashy

carlinha_havashy

No dia 20 de Outubro de 2019, por volta das 4:40 da manhã, eu Carlinha Havashy fui abusada e agredida na saída de uma festa!
Eu estava saindo da festa e entrando no Uber a porta já estava aberta, um homem veio de lá falando merda q eu n entendi bem e simplesmente meteu a mão por baixo da minha saia e passou ela na minha vagina, me chamando de gostosa, 😳😱 como assim? (Eu pensei!) Involuntariamente e imediatamente eu meti a mão na cara dele, ele me deu um puxão no braço me arriando pro chão, eu puxei ele comigo pro chão e começamos a trocar socos, ali, do nada, na porta, e ninguém fazia nada, eu montei nele e dei diversos socos nele até q o próprio motorista do uber e mais alguém q eu n sei me tiraram de cima dele e me jogaram dentro do carro. Só me lembro de olhar bem pra cara dele cheia de sangue e ainda ouvir ele dizer q ia me pegar. Gritaram pra mim "vai embora, vai embora" e me levaram embora.
Como eu tô me sentindo? Um lixo. Tô orgulhosa de ter batido na cara dele? Não. Era isso q eu queria? Jamais. Mas ele n tinha esse direito. Por que? Até quando essas coisas vão acontecer? Eu não faço ideia de quem ele é, só sei q se chama Fidel. Não sei o q ele é capaz de fazer comigo se ele me encontrar. Preciso da ajuda de vcs! Preciso achar ele antes q ele me ache. Isso não pode ficar assim. Eu ñ vou me calar.

B.News

CAMINHONETE ROUBADA E CAMINHÃO ADULTERADO SÃO RECUPERADOS PELA PRF NA REGIÃO DE SENHOR DO BONFIM

No combate às fraudes veiculares, policiais rodoviários federais apreenderam dois veículos nesta sexta-feira (18) durante fiscalização na Br 407, trecho do município baiano de Senhor do Bonfim.

A primeira ocorrência foi registrada por volta das 10h20 durante fiscalização no Km 117, quando o condutor do automóvel FIAT/Strada Working desobedeceu a ordem de parada e empreendeu fuga em alta velocidade pela rodovia.
Após consulta da placa no sistema de dados, os policiais verificaram que havia registro de roubo para o carro, cadastrado no sistema SINAL da PRF.
Logo em seguida, os agentes federais e com auxílio de uma guarnição da polícia militar iniciaram buscas na região, na tentativa de interceptar a caminhonete.
Alguns quilômetros depois, os policiais encontraram o carro abandonado nas imediações da avenida Santa Rosa, no município de Jaguarari.
Diante dos fatos, os policiais confirmaram que o automóvel possuía restrição de roubo, ocorrência registrada há 2 (dois) dias, na capital baiana. O veículo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para o registro do fato e procedimentos de praxe.
Já por volta das 22h00, os policiais abordaram o caminhão VW/24.250 conduzido por um homem de 26 anos. Inicialmente, foram solicitados os documentos do veículo, do motorista e da carga.

Mulher é presa suspeita de matar o filho ao nascer: 'medo de ser mandada embora de casa'

                        Imagem ilustrativa
Uma mulher, que não teve o nome identificado, foi presa suspeita de matar o filho ao nascer no banheiro do local em que trabalhava. De acordo com o G1 do Mato Grosso do Sul, ela que é manicure, após dar à luz, puxou o cordão umbilical no pescoço da criança e o sufocou. A jovem depois do ato pediu socorro ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e contou que o bebê tinha nascido morto. O caso aconteceu em Dourados (MT), na última quinta-feira (17).

Filadélfia: Equipe Divas é bicampeã da 2ª Copa Rosa de Futebol Society Feminino


Na manhã deste domingo, dia 20, em Filadélfia, foi realizado a 2ª Copa Rosa de Futsal Feminino, que foi realizada com 08 equipes todas da cidade de Filadélfia, mas quem fez a festa foi a equipe das Divas que venceu a equipe de Riacho das Pedrinhas na grande final pelo placar de 4X0.
A iniciativa e organização da competição foi da Prefeitura de Filadélfia em Parceria com o Clube dos Bons. A competição superou a expectativas, tanto na parte técnica, quanto no número de participantes.
Nas redes sociais a equipe ressaltou em tom de agradecimento todos àqueles

Filadélfia: Copa Rural 2019, confira os resultados da segunda rodada

Aconteceu neste domingo 19, a segunda  rodada da Copa Rural de Futebol de Filadélfia versão 2019. As competições estão acontecendo nas fazendas e povoados.
O evento esportivo,  está movimentando o esporte do interior e conta com apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de esporte.


Veja os resultados:


Papagaio   1X1   Várzea d´Água

Morros      0X2   Riacho das Pedrinhas
Saco          1X0   Aroeira
Santana      0X1   Mucunum
Cabeça  da Vaca  1X1  Riacho Do Mulungú
Várzea Grande    0X2  Morrinhos
Barreira      3X3  Barreira da Pedra
Aguadas    1X1   Poço d´Água
Boa Vista   1X1  Junco
Várzea do Rancho 1X0 Carrapato


Redação: Portaldefiladelfia.blogspot.com

Polícia Técnica recebe 21 novos rabecões; Unidade de Senhor do Bonfim também será beneficiada.

O  Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) recebeu, na manhã desta terça-feira (27), 21 viaturas que serão utilizadas na remoção d...