ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

28 janeiro 2020

Secretario de saúde Nondas Mota participou de Oficina para discutir desafios da Macrorregião PEBA (Pernambuco e Bahia)

Vice prefeito e secretario de saúde de Filadélfia participou na ultima quinta e sexta feira (23, 24) do segundo encontro realizado na macrorregião e integra uma série de ações do Conasems para fortalecer a regionalização do SUS em todo país
O município de Filadélfia foi representado pelo secretario de saúde Nondas Mota e pela assessora técnica de saúde Joelma Alves, a oficina aconteceu na cidade de  Petrolina-PE que sediou a segunda oficina do projeto “Fortalecimento dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde – Regionalização”, na macrorregião PEBA (Pernambuco e Bahia), nesta quinta (23) e sexta (24). Mais de 100 profissionais que trabalham na gestão do SUS estiveram presentes, dentre eles, técnicos, secretários municipais de saúde e vice-prefeitos.
O Projeto Regionalização realizado pelo Conasems em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Ministério da Saúde, via PROADI-SUS, está na segunda etapa. A primeira, concluída no final de 2019, percorreu todas as seis macrorregiões de saúde pactuando o projeto de regionalização com os prefeitos e secretários municipais e formalizando a adesão dos municípios. Nesta segunda fase o foco é a análise situacional para identificar as fragilidades, desafios e oportunidades de melhoria da gestão em cada macrorregião. O objetivo é ampliar o protagonismo municipal nos processos de planejamento, governança e operação da rede de atenção à saúde, por meio de uma lógica de planejamento ascendente na elaboração do planejamento regional nas seis macrorregiões.
De acordo com Marcos Franco, consultor do Conasems, o conteúdo tratado nesta etapa do projeto é essencial e deve ser constantemente trabalhado. “É preciso saber o perfil epidemiológico e demográfico para, a partir daí, traçar possibilidades. Qual é a realidade das pessoas que vivem nesta região? Sem dúvida, a análise de situação é um passo importante no processo de planejamento, assim como o monitoramento e avaliação das ações executadas”. Segundo ele, organizar a macrorregião e sua governança significa organizar o processo de integralidade do sistema e cumprir a lei. “O SUS deve funcionar em uma rede regionalizada e hierarquizada, é o que está escrito na lei”.
Prefeitura Municipal de Filadélfia
GOVERNO DA RECONSTRUÇÃO
Prefeitura Municipal de Filadélfia
GOVERNO DA RECONSTRUÇÃO

Vereador Zé da Boate é empossado prefeito de Ponto Novo

Na manhã de sexta-feira, dia 5 de abril de 2024, a Câmara de Vereadores de Ponto Novo realizou sua primeira sessão extraordinária do ano, ma...