ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

29 janeiro 2021

Bahia autoriza municípios a vacinarem idosos acima de 90 anos

 A partir da próxima segunda-feira (01/02), os 417 municípios da Bahia estarão autorizados a iniciar a vacinação de idosos a partir de 90 anos. A boa notícia é do governador Rui Costa, que enviará 54 mil doses ainda neste final de semana a fim de cumprir o cronograma sugerido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A decisão ocorre após entendimento consensual das Comissões Intergestores Bipartite (CIB) e Tripartite (CIT), que são as instâncias deliberativas do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível estadual e nacional.

De acordo com o secretário, “ainda que a Bahia registre o segunda menor taxa de mortalidade do Brasil, é preciso vacinar os nossos idosos. Do total de óbitos na Bahia, 75% tinham mais de 60 anos, sendo que a faixa etária com mais de 80 anos concentrou 29,1%”, analisa Vilas-Boas.

O titular da pasta estadual da Saúde ressalta que os municípios que mais avançaram na imunização terão acesso prioritário na distribuição. “Temos um quantitativo reduzido de doses, ainda fruto das três entregas iniciais do Ministério da Saúde e, neste sentido, vamos priorizar os municípios que imunizaram pelo menos 75% do seu público-alvo”, afirma o secretário.

Informações detalhadas sobre o quantitativo de doses distribuídas e aplicadas, por município, estão disponíveis no painel da vacinação. Os números são atualizados diariamente pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a partir do contato com as equipes de cada município.

Jacobina Noticias

Itiúba não registra caso de Covid-19 nas últimas 24horas.

 


A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica divulga o boletim epidemiológico municipal de 29/01/2021. O município de Itiúba não registrou nenhum novo caso de Covid-19 na cidade. A Secretaria de Saúde  junto com a Assessoria de Comunicação  está trabalhando para divulgar todas as informações céleres e fidedignas para população.

Secretaria Municipal de Saúde

Saúde em primeiro lugar

Itiúba Prefeitura
O povo em primeiro lugar

Envolvidos em garimpo ilegal são denunciados à justiça pelo MPF

 

O Ministério Público Federal (MPF) em Salgueiro (PE) ofereceu denúncia, à Justiça Federal, contra 14 pessoas envolvidas em extração ilegal de minérios de ouro e prata e posterior beneficiamento. As atividades ocorriam na zona rural dos municípios de Verdejante e Serrita, no Sertão pernambucano. As apurações indicaram a prática de crimes ambientais, usurpação de patrimônio da União, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A denúncia é a primeira no âmbito da Operação Frígia, deflagrada em conjunto com a Polícia Federal (PF) em outubro de 2020.

Entre os denunciados estão o ex-vice-prefeito de Serrita, Francisco Tadeu de Sá, e seu filho, o policial militar João Genival de Sá, apontados pelo MPF como os líderes do esquema criminoso. A denúncia destaca que o grupo se vale do aparato estatal para a prática criminosa, uma vez que também conta com mais dois policiais militares (Jefferson Cavalcante de Souza e Fernando Vitorino Alves) e um permissionário de casa lotérica, José Hildo de Sá, que seria responsável pela operação financeira das atividades. Os policiais militares, segundo o MPF, aproveitavam-se de seus cargos para coação de testemunhas, atividade de contrainteligência (para evitar ações policiais) e influência com o objetivo de prejudicar a descoberta das atividades do grupo.

A operação foi decorrente de investigação conjunta realizada pelo MPF e pela PF. As apurações indicaram que os denunciados realizam desde a extração da pedra bruta in natura até a venda do produto a receptadores no Recife e em Juazeiro do Norte (CE). A extração dos minérios ocorria em área de propriedade da União, no Açude Algodões, empreendimento construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), local vizinho a uma propriedade de Francisco Tadeu e dos denunciados Cícero Ângelo Ferreira e Francisco Thiago Gomes de Sá

As apurações também indicaram que os valores oriundos da venda eram colocados em circulação, com aparência de legalidade, por meio da aquisição de veículos e outras condutas que caracterizam a prática de lavagem de dinheiro. Também são alvos da denúncia os motoristas João Bosco Martins e Henrique Stephesson da Silva, bem como Franceildo Anjos Ferreira (responsável pela industrialização e moagem do minério), José Givaldo de Sá, Carlos Alberto Bezerra Cintra (mineiro) e o vereador Francisco Tadeu de Sá Júnior. Este último, de acordo com o MPF, exerce as atividades administrativas do grupo. A moagem ocorria num sítio localizado em Serrita, de propriedade de Francisco Tadeu e seu filho, Tasso Edson de Sá, também denunciado.

O MPF reforça que, mesmo com as prisões em flagrante que ocorreram durante as investigações, o grupo não cessou as atividades de garimpo ilegal. Além disso, a exploração do minério, realizada de forma arcaica pelos envolvidos, traz risco de vida e à segurança física dos trabalhadores braçais, uma vez que, além de trabalharem sem equipamentos de proteção individual e coletiva, a qualquer momento pode ocorrer um desmoronamento, o que os deixaria presos na mina.

Crimes

O MPF denunciou os envolvidos por usurpação de patrimônio da União, crimes ambientais – extração de recursos minerais sem autorização e poluição com destruição significativa da flora e da saúde humana –, organização criminosa e lavagem de capitais. Também foi requerido que os denunciados sejam condenados à reparação dos danos materiais causados pela atividade, bem como à perda, em favor da União, dos bens e valores adquiridos com a prática criminosa e dos instrumentos apreendidos. O MPF também requer a perda do cargo público de João Genival de Sá, Fernando Vitorino Alves e José Hildo de Sá. O processo está sob o nº 0800021-46.2021.4.05.8304 na 20ª Vara Federal em Pernambuco.

Fonte: Blog do Carlos Britto

Decreto que proíbe shows e aulas na Bahia é prorrogado até 7 de fevereiro

 
Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende os shows e as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (30) e vale até o dia 7 de fevereiro de 2021.

O decreto ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.

Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.

Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

28 janeiro 2021

Começa o reordenamento da REDE MUNICIPAL DE ENSINO das unidades escolares de Itiúba

A Secretaria municipal de educação, segue o cronograma de reordenamento da rede de ensino. Através de ofício circular 001/2021, o Secretário Municipal de Educação, o professor Márcio Murilo, estabeleceu os procedimentos necessários para o reordenamento da Rede, como a jornada programada para os professores em sala de aula, número de alunos por turma para a educação infantil (CRECHE/PRÉ-ESCOLA), e ensino fundamental, dentre outros.

No dia 26 de janeiro ocorreu o reordenamento da Escola Municipal Getúlio Vargas, na sede do município, com a gestora escolar, a professora Gilvânia Francisca Santana. Estavam presentes o professor Silvio Cruz, presidente do CACS/FUNDEB (Conselho de acompanhamento e controle social), a professora Estelita Teixeira, representante do CME (Conselho municipal de educação), a professora Nubeane Mara, representante do NUCLEO-APLB SINDICATO, a professora Rutineia Ferreira, representante do SINSEPI (Sindicato dos servidores públicos municipais de Itiúba). Além da equipe da SEDUC, representada pelo secretário professor Marcio Murilo, as coordenadoras geral, professora Lidiane Lopes e Maria Amália e a coordenadora de gestão, professora Natânia Pinto.
*O reordenamento está alinhado a estrutura humana e pedagógica dos servidores concursados para garantir a atuação dos profissionais da educação em toda a rede pública do ensino municipal de acordo com o número de alunos, número de turmas//componente curricular, para garantir ainda o cumprimento da conclusão do ano letivo de 2020, obedecendo às leis educacionais vigentes.

Secretaria Municipal de Educação

27 janeiro 2021

Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas

 



O governo federal vai pagar, na próxima quinta-feira (28), mais de R$ 248 milhões de auxílio emergencial para 196 mil pessoas. A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União, após análise das contestações e revisões decorrentes de atualizações de dados governamentais.

O grupo de beneficiários inclui cerca de 191 mil pessoas que contestaram a suspensão do benefício no site da Dataprev, entre 7 e 16 de novembro e entre 13 e 31 de dezembro de 2020, além de 5 mil pessoas que tiveram os pagamentos reavaliados em janeiro de 2021. Elas receberão de uma só vez todas as parcelas a que têm direito.

De acordo com o ministério, entre as 196 mil pessoas, há 8,3 mil que receberão a segunda, a terceira, a quarta e a quinta parcelas do auxílio emergencial. Outras 40,9 mil pessoas receberão as três últimas parcelas. Uma terceira faixa, de quase 68,1 mil cidadãos, receberá a quarta e a quinta parcelas. Por último, 78,3 mil vão embolsar somente a quinta parcela.

Os recursos serão depositados na poupança social digital da Caixa e já estarão disponíveis no dia 28, tanto para movimentação por meio do aplicativo Caixa Tem, quanto para saques e transferências para outros bancos.

Compras pela internet

Com o Caixa Tem é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas, e transferir os recursos sem o pagamento de tarifas.

Para o saque em espécie, é preciso fazer o login no aplicativo Caixa Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. 

Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. Esse código deve ser utilizado para a retirada do dinheiro, que pode ser feita nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou mesmo nas agências.

Agência Brasil

Ex-BBB pagará mais de R$100 mil à Rede Globo após ‘quebra’ de contrato

Foto: Divulgação/Tv Globo
 A Rede Globo e a ex-BBB Bianca Andrade, entraram em um acordo nesta terça (26), após o processo movido pela emissora carioca. Em Julho de 2020, a ‘Boca Rosa’ quebrou a cláusula de exclusividade do contrato do BBB20. Tudo isso porque foi descoberto que ela já tinha assinado uma participação no reality “Soltos Em Floripa”, da Prime Video, concorrente da GloboPlay.

A ação foi finalizada com um acordo em que Bianca deverá pagar R$ 150 mil à emissora. O processo havia sido protocolado na 7ª Vara Cível do Rio de Janeiro, e o contrato de exclusividade com a Globo era até abril de 2020. A empresa havia pedido uma multa de R$ 500 mil, mas as partes entraram em acordo para diminuir o valor. A blogueira também pagará R$ 15 mil de honorários aos advogados da emissora.

Segundo o Portal Notícias da TV, Bianca disse que tem ciência de que descumpriu a cláusula. A Globo entende que a influenciadora não agiu de má-fé, e revelou ter intenções de manter um bom relacionamento com a ex-BBB.

 Redação: varela Notícias 

Senhor do Bonfim: Mulher que estava desparecida faz contato com a família

 

 Adriana Rodrigues da Silva, de 37 anos, a mulher que estava desparecida desde o último dia 21 de dezembro, fez contato com a família nesta segunda-feira (25).

Segundo o repórter Ivan Silva, da Caraíba FM, ela ligou para a mãe dizendo que está muito bem e que não iria falar aonde está. Não revelou os motivos que a fez ir embora e disse que não pretende voltar para sua casa.

Ainda de acordo com Ivan Silva, um irmão de Adriana que mora em São Paulo e que veio a Bonfim para ajudar a família nas buscas, passou a informação para o repórter e ainda pediu para agradecer a todos que se empenharam para localizar a irmã.

Relembre o caso

Adriana Rodrigues da Silva, casada, mãe de dois filhos, desapareceu de sua residência, em uma rua que fica próximo da passarela das Casas Populares, no dia 21 de dezembro de 2020. Na ocasião, ela saiu de casa informando que iria fazer compras em um supermercado, de acordo com informações do esposo.

Após 48 horas de seu desaparecimento, a família procurou a polícia para pedir ajuda na tentativa de localizá-la. Até então, a única informação recebida pela família tinha sido uma mensagem de um número desconhecido que depois foi desativado.

Na mensagem, supostamente enviada por Adriana, ela dizia que estava bem. Depois, a polícia descobriu que Adriana Rodrigues teria ido até a cidade de Petrolina, de onde viajou para Salvador e lá tinha uma passagem para São Paulo, mas ela não a utilizou. Daí, nenhuma outra informação foi obtida pela polícia e pela família.

A polícia deverá dar o caso por encerrado.

BLOG DO ELOILTON CAJUHY

26 janeiro 2021

Pindobaçu: Câmara vota em sessão extraordinária, projetos do poder executivo.

 

Em virtude da dívida com a Coelba, deixada pelo ex- gestor, no valor de 356.857.56.

A Prefeitura de Pindobaçu, através da nova gestão, encaminhou para apreciação da câmara municipal de vereadores, projeto de lei
que autoriza o município a realizar parcelamento da referida dívida junto a concessionária de energia pelo prazo de 60 meses. Outros dois projetos de grande relevância foi votado nesta primeira sessão. O projeto de lei que
Trata-se da autorização por parte da câmara para que o município possa realizar convênios junto aos governos estadual e federal, e outro que trata-se do parcelamento de dividas da população, junto a prefeitura municipal, dando oportunidade de descontos especiais no pagamento a vista.
Todos os projetos foram votados por unanimidade pelos 11 vereadores, tanto da base de situação, quanto de oposição.

Ascom/PMP

24 janeiro 2021

Senhor do Bonfim: Esposa de Dr. Paulo Hilarião morre vítima da Covid-19 em Salvador

 

Ela tinha 53 anos de idade e há quase dois meses estava internada em hospital da capital baiana por complicações da Covid-19. A informação foi confirmada por uma amiga de Rita de Cássia.

Dr. Paulo Hilarião segue internado em estado grave. O casal foi internado ao mesmo tempo depois de ser infectado pelo Coronavírus.

Ainda não há informações sobre o sepultamento de Rita de Cássia.

FONTE: BLOG DO ELOILTON CAJUHY

Polícia Técnica recebe 21 novos rabecões; Unidade de Senhor do Bonfim também será beneficiada.

O  Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) recebeu, na manhã desta terça-feira (27), 21 viaturas que serão utilizadas na remoção d...